Capítulo 133: Mina de carvão
Com a entrada de um novo acionista, as atividades de desbravamento, que antes estavam estagnadas, voltaram a ganhar ritmo. O racionamento de alimentos, que havia sido reduzido, também foi normalizado.
A colheita de outono foi garantida; bastava resistir até a chegada da primavera do próximo ano para que novos grãos entrassem nos armazéns. A crise de fome na Província do Sudeste podia ser considerada superada.
Contudo, a alegria de uns era a tristeza de outros.
O azarado Barão Cayot, o mais infeliz dos fracassados, ainda jazia em seu leito de hospital, mergulhado em autorreflexão. Recém-saído de sua "torre de marfim", o impacto brutal da realidade social o deixou em um estado de profunda dúvida sobre si mesmo.
Para os nobres do Norte, a situação também não era nada fácil. A crise de fome havia passado, mas quase ninguém vendia mantimentos no mercado. Enquanto observavam os nobres locais organizarem banquetes para celebrar o fim da praga de gafanhotos, eles ainda aguardavam ansiosamente pelo socorro real.
Infelizmente, o responsável por executar essa ordem era o Conde Pierce, que os via como uma pedra no sapato. As reuniões na província sobre o resgate dos nobres empobrecidos ocorriam com frequência, mas nunca chegavam a uma conclusão. Cada vez que iam pedir auxílio, a resposta era que o assunto estava "em análise". Quando haveria um resultado, dependeria apenas da moral dos burocratas.
Vendo os dias passarem e os celeiros se esvaziarem, os nobres senhores finalmente perderam a paciência. Não se sabe quem deu o primeiro passo, mas o número de pessoas envolvidas em saques na Província do Sudeste disparou. No início, focavam apenas nos comboios de grãos, mas logo começaram a atacar qualquer caravana que encontrassem.
A desordem social elevou ainda mais os preços. Isso não apenas tornou a vida dos mercadores insuportável, como também levou muitos homens livres nas cidades à falência.
Saquear é fácil, mas levar embora grandes espólios é difícil. Um movimento tão grande chamou, naturalmente, a atenção dos nobres. Eles próprios não podiam se rebaixar a saquear — isso arruinaria sua reputação —, mas eliminar esses bandidos e confiscar o espólio era uma renda legítima.
Os nobres do Norte foram os mais ativos nisso, frequentemente chegando ao local logo após os incidentes para "exterminar os bandidos". Uma ou duas vezes não teria problema, mas, com a repetição, a situação mudou. A atitude dos senhores locais tornou-se cada vez mais hostil, expressando clara animosidade contra esses "ativistas do extermínio de bandidos".
...
"Não podemos continuar assim! Ninguém é tolo. Com tantos problemas acontecendo em sequência, eles já suspeitam de vocês. Se, por azar, forem pegos no flagra, o assunto não terá um fim fácil!", disse o Barão Sith com severidade.
"Respeitável Barão Sith, nós não somos como você. Se tivéssemos escolha, não faríamos isso. Mas, realmente, não há saída. O escritório do Governador claramente quer ver nossa ruína e não tem intenção alguma de nos socorrer. Já que eles não ajudam, temos que dar um jeito nós mesmos. Embora o método seja um pouco desprezível, não temos outra opção para não deixar nosso povo passar fome", respondeu o Barão Kately com indiferença.
Todos participavam dos saques. Se o Barão Sith conseguia conter seus desejos, não era por causa de uma força de vontade inabalável, mas principalmente porque ele agiu cedo e conseguiu muitos grãos, além de ter reduzido o número de escravos em seu território, conseguindo sobreviver à fome. Já os outros nobres do Norte não tiveram a mesma sorte; o que conseguiram mal dava para enganar o estômago. Se parassem agora, o que comeriam depois?
A reputação é importante, mas apenas quando se tem algo a zelar. Infelizmente, o fato de os nobres do Norte saquearem caravanas já era um segredo público. O escritório do Governador não intervinha porque eles eram espertos o suficiente para atacar apenas aqueles sem proteção poderosa. Percebendo isso, muitos grandes mercadores influentes, visando eliminar competidores, até usaram suas conexões para encobri-los.
Contudo, conforme o tempo passava, o assunto crescia e tornava-se cada vez mais difícil de esconder.
"Chega! Quem não sabe da sua relação íntima com o Território Montanhoso, Barão Kately? Você está mesmo sem comida? Até onde sei, aquele Barão das Montanhas adquiriu recentemente um grande lote de grãos. Só pelo número de carroças, sabe-se que eram pelo menos quinhentas toneladas. E isso foi apenas uma compra. Se quisesse, seu mestre nos bastidores poderia reunir milhares de toneladas sem esforço! Mesmo que queira servir a um novo senhor, não precisa nos usar como moeda de troca!", ironizou o Barão Sith.
Era evidente que ele estava realmente furioso; caso contrário, nunca teria trazido tais insinuações à mesa. Um nobre deve manter as aparências, mesmo que seja inimigo mortal. Agir de forma tão agressiva, bloqueando qualquer margem para conciliação, era algo totalmente contra o estilo da nobreza.
"Barão Sith, seja responsável pelo que diz. Já que me chama de traidor, apresente as provas para que todos vejam. Caso contrário, ninguém aqui ficará tranquilo, pois ninguém quer ser condenado sem evidências", disse o Barão Kately com o rosto sombrio. Ele não queria um conflito direto, mas, encurralado, teve que enfrentar a situação. De qualquer forma, ele não poderia carregar o título de traidor, ou não teria mais lugar nos círculos nobres.
...
"Barão Sith, isso deve ser um mal-entendido! A relação de Kately com o Território Montanhoso é próxima, sim, mas não chega a ponto de traição. Todos sabemos o quão profundo é o ressentimento entre nós e os nobres do Sul. Esse ódio não se dissolve do dia para a noite. Se os nobres do Sul quisessem nos aceitar, a situação não teria chegado a este ponto. Se alguém realmente quisesse trair, teria ido para a família Dalton. Como barões, mesmo que o Território Montanhoso seja forte, ele não é tão poderoso a ponto de obrigar todos a se renderem", disse o Barão Calvo com um sorriso.
Como aliado, ele precisava intervir. Se o Barão Kately fosse expulso, o frágil equilíbrio seria rompido, e seu pequeno grupo, já em desvantagem, perderia ainda mais poder de voz na aliança.
"Calvo está certo. Embora o nome daquele Barão das Montanhas seja sonante, sua origem é muito baixa. Quem aqui não tem uma família mais forte que a família Koslow? Hudson já chegou ao seu limite. Não se enganem por ele ser visto como o sucessor mais provável para o cargo de Governador; todos sabemos que ele não tem chance. Hudson pode ter mil virtudes, mas não tem ninguém na capital! O Barão Kately não seria tolo de se entregar a um nobre cujo potencial já se esgotou", disse o Barão Lino, com um tom de sarcasmo que, embora parecesse atacar Hudson, atingia o Barão Sith diretamente. Como filho de um Grão-Duque, não conseguir subjugar o filho de um barão já era uma piada.
Lino era o único que sabia que, no fundo, ele também estava insatisfeito. "Sem ninguém na capital" era uma frase que se aplicava tanto a Hudson quanto a si mesmo. Desde que soube que o cargo de Governador já estava definido, Lino vivia deprimido.
"Chega! Façam o que quiserem! Quem causou o problema que responda por ele. Não tentem arrastar a aliança se algo der errado. Não temos obrigação de carregar o fardo de certos ambiciosos!", disse o Barão Sith, saindo e deixando a sala. Embora parecesse furioso, o leve sorriso em seus lábios revelava seus verdadeiros pensamentos.
A única certeza era que o assunto havia tomado proporções gigantescas. A intervenção do escritório do Governador era apenas uma questão de tempo. Como líder dos jovens nobres do Norte, o Barão Sith sabia que, se tudo seguisse o curso normal, ele seria responsabilizado. Por isso, ele precisava agir.
...
No Território Montanhoso, Hudson, ao receber a notícia da divisão interna dos nobres do Norte, não sentiu alegria, mas sim uma profunda decepção. O plano de "saquear caravanas" era uma armadilha para atraí-los para um erro maior, mas o alvo principal, o Barão Sith, havia se retirado cedo demais.
Sem poder dar o golpe de misericórdia, Hudson teve que se contentar com o segundo melhor plano. Ele voltou seu foco para o desenvolvimento territorial. As tarefas do segundo semestre eram pesadas, e o progresso atrasado pela praga de gafanhotos precisava ser recuperado.
O desbravamento das colinas seguia o ritmo. Com ferramentas de ponta, gado suficiente e suprimentos abundantes, a operação corria bem.
O desenvolvimento do pântano, que antes era lento, ganhou dez vezes mais velocidade com a participação do "Grande Urso" Belisden. O único problema era que Belisden estava de mau humor por ter sido transformado em um trabalhador quase permanente. Para acalmar o "coração do urso", Hudson, atuando como mentor espiritual, acompanhava-o diariamente, aproveitando para supervisionar o trabalho.
Hudson, que havia se dedicado ao cultivo, finalmente ascendeu a Cavaleiro Sênior. De Cavaleiro Iniciante a Sênior, o Barão Redman levou quinze anos, enquanto Hudson levou menos de dois. A bússola misteriosa foi a principal responsável, mas os recursos de cultivo foram cruciais.
"Meu senhor, os escravos orcs encontraram uma mina de carvão ao escavar o lodo. O Lorde Belisden pede que o senhor vá discutir os direitos de distribuição da mina", disse Tom em voz baixa.
"Entendido, irei agora mesmo", disse Hudson, resignado. O "filho de urso" que ele criou exigia cuidados. O fato de terem encontrado uma mina de carvão era uma boa notícia, embora não soubesse a qualidade do material. Mas, para Hudson, que começou vendendo armas de baixa qualidade, a qualidade do carvão não importava; carvão era carvão, e isso já era o suficiente.