35. Crepe chinês
Após escovar os dentes, Li He despejou todas as sobras da refeição da panela para os dois cachorros. Os animais farejaram a comida, mas não se deram ao trabalho de comer.
Li He praguejou irritado: "Que morram de fome então, bando de inúteis."
Saiu de casa com a intenção de comprar um *jianbing guozi* na esquina. Enquanto He Fang vivia ali, ela sempre se levantava cedo para preparar mingau de milho, cozinhar pães no vapor e ovos de pato salgados. Com o acompanhamento de conservas compradas na mercearia, a refeição era farta e nutritiva. Desde que ela partira, tanto ele quanto o velho Li costumavam se virar com as barracas de rua.
A barraca na esquina estava ali há anos. No início, vendiam apenas bolinhos fritos, mas depois que o dono se casou com uma mulher de Tianjin, ele instalou uma chapa ao lado da fritadeira e passou a vender o *jianbing*. Era um item mais caro, custando o dobro dos bolinhos comuns. Havia uma fila considerável, e mais algumas pessoas chegaram atrás de Li He.
Quando chegou sua vez, observou o dono untar a chapa quente com habilidade, despejar a massa de feijão-verde e girá-la rapidamente para espalhá-la uniformemente. Em seguida, quebrou um ovo, espalhou-o com a espátula e polvilhou coentro, cebolinha e gergelim preto. Assim que o ovo firmou, virou a massa, passou um molho especial e adicionou uma camada crocante. Com movimentos precisos, dobrou as bordas como se estivesse arrumando uma colcha, deixando o *jianbing* perfeitamente quadrado. Entregou-o a Li He dizendo: "Vinte e cinco centavos."
Li He pegou o quitute fumegante e estendeu uma nota de dez yuan. O vendedor hesitou, olhando para a pequena caixa onde guardava o troco; não havia quase nada ali, apenas algumas moedas e notas de valor baixo, pois o dia mal havia começado.
"Ei, companheiro, anda logo, estamos todos com pressa para o trabalho", apressou alguém atrás.
"Olha, pode ir indo. Depois a gente acerta, você me paga outro dia", disse o vendedor.
Li He olhou para trás e viu um jovem rapaz que lhe parecia familiar. "Obrigado, então. Ou espere um pouco, vou ali em casa buscar o troco."
O jovem sorriu: "Você esqueceu? Nos vimos nos Correios. Não imaginava que você morasse por aqui."
Li He abriu caminho para o rapaz, lembrando-se de onde o vira: era um dos irmãos que comprara selos do macaco nos Correios de Chaoyang. "Ah, lembrei! É você, meu caro."
O rapaz pagou rapidamente pelas duas porções e, vendo que Li He ainda esperava, apontou para a rua à frente: "Companheiro, estou com pressa para o trabalho. Moro ali perto da grande acácia, pode me pagar quando tiver uma oportunidade."
"Combinado", respondeu Li He. "É só uma ninharia, não vou fazer cerimônia. Passo lá à tarde, quando você chegar do trabalho."
Li He não precisava de dinheiro, mas sabia que para um trabalhador comum, cada centavo contava.
"Certo, como quiser. Devo chegar por volta das seis. Até mais", disse o rapaz, montando em sua bicicleta e partindo rapidamente.
Pelas vielas, as senhoras do comitê de bairro começaram a colar avisos de segurança. Com o fim do ano se aproximando, os ladrões e marginais ficavam desesperados, e desde o início de janeiro, a criminalidade aumentava. Até a sala de contabilidade da fábrica de máquinas vizinha havia sido roubada.
"Miaozi, você é mais bonita que uma espiã!"
Ao fazer a curva, Li He viu alguns rapazes cercando uma garota. Ele sorriu, reconhecendo a referência; nos filmes da época, as espiãs eram sempre as mulheres mais bonitas, com uniformes ajustados que destacavam suas curvas, enquanto as revolucionárias eram retratadas de forma austera. Li He lembrou-se também de outra frase famosa: "Se você tem um pingo de humanidade, com certeza a pegou emprestada de Huang Shiren".
Enquanto Li He ria sozinho, um dos jovens, irritado, gritou: "Que idiota é esse? Vá brincar em outro lugar!"
Li He não queria perder tempo com aqueles moleques que, para impressionar a garota, tentavam humilhar os outros. "Cuidado com a língua, vocês são novos demais para serem tão mal-educados."
Os três jovens, sentindo-se desafiados, cercaram Li He. "Quem você pensa que é? Ninguém nesta área ousa me desrespeitar."
Li He suspirou. "Saiam da frente, não quero problemas com vocês."
Um dos rapazes acendeu um cigarro com arrogância, abriu as pernas e apontou para baixo, dizendo: "Venha, netinho, passe por aqui e o vovô não te bate."
"Se continuarem com isso, vou chamar a polícia", alertou Li He.
Os jovens riram alto. "Ora, ora, quer enfrentar o Nono Mestre Jin? Vocês devem ser caipiras que acabaram de chegar na capital! Ninguém nesta vizinhança desobedece ao Mestre Jin!"
Li He deu um sorriso frio. "Não me importa quem você é. Cão que não serve não ocupa o caminho. Saia da frente! E olhe para você, nem barba na cara tem e já quer ser chamado de 'vovô'? Não tem vergonha?"
Furiosos, os rapazes avançaram, mas antes que pudessem tocar em Li He, foram derrubados por um grupo que surgiu de repente, soltando gritos de dor. Os quatro recém-chegados não perderam tempo, desferindo golpes precisos nos pontos vulneráveis dos agressores. A garota, antes rindo, ficou paralisada de susto. Em seguida, os agressores fugiram apressados.
"Chega, parem com isso", ordenou Li He ao homem magro que liderava o grupo.
"Esses moleques mereciam uma lição", respondeu o homem.
O jovem que antes se gabava rastejou até Li He, implorando: "Irmão, me desculpe, eu errei, por favor, me perdoe."
Li He não respondeu e seguiu seu caminho, seguido pelo grupo do homem magro. Ao chegar em casa, disse: "Quem aqui sabe ferver água? Façam isso para mim, a cozinha é ali."
O homem magro deu um empurrão num dos rapazes: "Ping Song, vá logo! Você não tem iniciativa? Em casa você ajuda sua mãe, aqui precisa que eu mande?"
"Já vou, já vou!", respondeu o rapaz, correndo para a cozinha.
"As garrafas térmicas estão lá", gritou Li He. O homem magro entregou-lhe um caderno. Li He, comendo seu *jianbing*, apenas o deixou sobre a mesa. Ele já sabia de cabeça os valores; conferir as contas era apenas uma formalidade.
"Vocês ficam andando para lá e para cá, chamando atenção. Estão com medo de que as pessoas não saibam que são arruaceiros?", perguntou Li He.
Zhu Dachang, que acompanhava o grupo, respondeu: "Irmão, estamos sendo injustiçados. Agora vivemos na linha, nem falamos com as moças na rua."
Zhu ainda tinha medo de Li He devido a uma surra que levara no passado. Li He sorriu: "Bom ver que estão comportados. Continuem assim, ou nem o céu poderá salvá-los."
Logo, a água ferveu e o homem magro preparou o chá para Li He. Ele aceitou, deu uma olhada rápida no caderno — havia um lucro de cem mil, que seria dividido com Su Ming — e disse: "Por hoje é só. Podem ir. Não precisam trazer o dinheiro desta vez. Vá até o Beco Qianliang e entregue ao velho Li; ele está reformando a casa, se não tiverem nada para fazer, ajudem-no."
Após eles saírem, Li He começou a cobrir seus vasos de plantas com sacos plásticos, deixando apenas pequenos furos para ventilação. O frio estava intenso, e ele não queria que as flores morressem.