Capítulo 130: Sanatório da Fronteira
Esta deve ter sido a noite de sono mais tranquila que Boroque teve em toda a sua vida, como se um anjo o protegesse durante o repouso. Não havia cansaço, nem qualquer vestígio daquela habitual dor de cabeça; ele sentia-se como se tivesse despertado de um mergulho em águas mornas. Ao abrir os olhos, um teto desconhecido surgiu em seu campo de visão.
Hmm... bem, esse teto parecia um pouco estranho.
Boroque sentou-se na cama hospitalar em alerta e olhou ao redor. Ele estava em um quarto de hospital, vestindo uma camisola de listras azuis e brancas.
O teto acima era alto, com vários metros de altura, e uma das paredes do quarto consistia inteiramente em uma janela de vidro do chão ao teto. A luz suave do sol banhava o ambiente, fazendo com que o piso de cerâmica brilhasse como ouro.
Do lado de fora da janela, estendia-se um gramado onde pacientes sentavam-se em bancos para aproveitar o sol. Além do campo verde, erguia-se uma floresta cujos ramos densos estendiam-se até o horizonte, envoltos por uma névoa tênue.
Espere, onde ele estava?
Opos era uma cidade envolta em névoa e melancolia, repleta de aço frio e concreto acinzentado. Um ambiente tão exuberante e verde só poderia ser encontrado em estufas internas.
Isto não era Opos?
Boroque sentiu um aperto no peito e esforçou-se para recuperar as memórias de antes de chegar ali. Lembrou-se da ponte de pedra sob a tempestade e da luta mortal que travou contra Sandek.
Em sua memória, ele havia espancado Sandek até a morte e, em seguida, conversado com Palmer sobre o que fariam a seguir.
Sim, eles planejavam ir ao Clube dos Imortais tomar uma bebida. Boroque sentia que a vingança cumprida era um motivo mais do que justo para comemorar.
Então... por que ele estava ali? Intoxicação alcoólica?
Por mais que Boroque tentasse recordar, sua memória permanecia um vazio. Ele pensou que talvez tivesse, de fato, sofrido uma intoxicação alcoólica e que a ressaca lhe custara as memórias daquele período.
Sons rítmicos de ronco vinham da cama ao lado. Boroque afastou a cortina e viu uma figura familiar abraçada ao cobertor, dormindo profundamente, enquanto, no sonho, movia a mão para coçar o traseiro.
— Acorda! Palmer!
Boroque desferiu um tapa que arrancou Palmer do sono. O infeliz não fazia ideia do que estava acontecendo e deu um salto, sentando-se num impulso.
Seu corpo despertou, mas a consciência ainda levava alguns segundos para acompanhá-lo. Ele sentou-se por um tempo, atordoado, antes de soltar um grito tardio.
— Ah! — Palmer cobriu o rosto e gritou.
— Pare de gritar! Onde estamos? O que aconteceu? — Boroque agarrou os ombros de Palmer e sacudiu-o com força.
Palmer recuperou os sentidos aos poucos e, ao ver Boroque, voltou a gritar.
— Doutora! Ele acordou!
...
Após a tagarelice e os exageros de Palmer, Boroque finalmente entendeu o que havia ocorrido.
— Uau, quando você disse que íamos beber, foi realmente incrível, mas antes que pudesse terminar de ser incrível, você desmaiou. Se não fosse pelos meus reflexos rápidos, você teria caído no fundo do vale — disse Palmer com um tom de pesar, embora não ficasse claro se ele lamentava o desmaio do outro ou o fato de não terem conseguido beber.
— De acordo com nossos exames posteriores, para ser precisa, você não desmaiou; você morreu. É claro que, para você, parece não haver muita diferença, tratando-se apenas de uma interrupção contínua da memória — explicou uma mulher ao lado da cama, segurando uma prancheta.
Boroque observou a mulher. Ela era a "doutora" que Palmer chamara. Usava uma touca cirúrgica, da qual escapavam algumas mechas finas de cabelo negro; uma máscara cobria seu rosto, e um jaleco branco largo escondia seu corpo.
— Exaustão de éter, hemorragia grave, vários ferimentos fatais e fraturas em múltiplos locais, além de inúmeras lesões externas... — Ao ler o que estava escrito, a médica não pôde deixar de se maravilhar com a força de um imortal. Qualquer um daqueles ferimentos seria o suficiente para matar uma pessoa comum, mas, acumulados em um só indivíduo, ele apenas precisou de dois dias de sono para se recuperar.
— Pelos dados fornecidos pelo Departamento de Campo, o ferimento que mais o afetou foi a exaustão de éter, o que causou o atraso na ativação da sua "Dádiva". Por isso, colocamo-lo em um ambiente de alta concentração de éter para que você pudesse absorvê-lo e realizar a ressurreição.
— Isso levou dois dias? — Boroque não esperava que a exaustão de éter tivesse um impacto tão grande a ponto de prolongar tanto o tempo de ressurreição.
O mundo estava repleto de éter; ele estava em toda parte. Mesmo em pessoas comuns, uma certa quantidade de éter acabava se depositando no corpo com o passar do tempo.
Anteriormente, Boroque conseguia ressuscitar rapidamente porque, não sendo um Sublimador, ele não tinha como manipular o pouco éter que possuía, e todo esse éter era consumido automaticamente para ativar sua "Dádiva".
Na batalha contra Sandek, ele não apenas esgotou seu próprio éter, mas também consumiu todos os fragmentos de alma que havia acumulado. Não era de se admirar que a ressurreição tivesse sido tão lenta.
— Na verdade, você ressuscitou em poucas horas, mas permaneceu em coma. Observamos você por um tempo e todos os seus sinais vitais estavam dentro da faixa normal... Você provavelmente estava apenas exausto demais e acabou dormindo.
— Dormiu por dois dias inteiros, sem se mexer, como se estivesse morto — intrometeu-se Palmer.
— Exausto... demais? — Boroque ficou surpreso. Ele não esperava que fosse por esse motivo.
Mas, ao sentir-se com atenção, Boroque realmente percebeu que estava muito mais leve. Não era apenas o cansaço físico que desaparecera, mas também o peso na alma. Só então ele percebeu que seu espírito estava leve como nunca antes, como um pedaço de algodão macio flutuando no ar.
Depois de tanto tempo, sua mente, sempre tensa, finalmente conseguia relaxar.
— Então, onde estamos? — Boroque lembrou-se de sua preocupação principal.
— No Sanatório da Fronteira — a médica apresentou o local como se fosse uma vendedora, como se estivesse prestes a perguntar se ele desejava contratar um seguro. — Este hospital está localizado nos arredores de Opos e é protegido por um "Domínio Vazio", portanto, não há com o que se preocupar quanto à segurança. Atendemos principalmente o pessoal do Departamento de Campo, fornecendo tratamento e recuperação pós-missão.
Enquanto falava, a médica revelou o emblema em seu peito. O centro do emblema mostrava uma seção transversal do cérebro humano, com o hemisfério esquerdo e o direito abertos, conectados no meio por um corpo caloso que parecia um ovo de inseto, do qual se estendiam duas antenas...
A forma do emblema distorceu-se e tornou-se turva aos olhos de Boroque. Ele percebeu, horrorizado, que os elementos formavam uma borboleta de asas abertas, cujas asas estavam cobertas por padrões intrincados de sulcos cerebrais; entre as saliências, as circunvoluções pareciam cobras rastejando sobre as asas da borboleta.
— A propósito, este também é um local subordinado ao departamento médico do Gabinete de Ordem.
— Eu pensava que todos os departamentos do Gabinete de Ordem ficavam na "Câmara de Cultivo" — Boroque olhou para a paisagem lá fora, uma vista que só poderia ser contemplada nos arredores de Opos, onde a terra não era coberta por nuvens e poluição.
— Nem todos os departamentos ficam na "Câmara de Cultivo". Quando realizamos pesquisas sobre a mente, sofremos interferências da Câmara, por isso mudamo-nos para cá há muitos anos — explicou a médica, sem especificar que tipo de interferência era essa. — Nosso departamento possui uma capacidade defensiva considerável e é protegido por um grande "Domínio Vazio". O Domínio que nos envolve foi estabelecido pelo Núcleo da Fornalha de Sublimação com base na Câmara de Cultivo, então podem ficar tranquilos. Se desejarem retornar, temos um metrô no subsolo que leva diretamente à Câmara; leva cerca de vinte minutos.
Boroque assentiu. Ele sabia disso. O edifício da Câmara de Cultivo não tinha apenas uma saída principal; nas profundezas do subsolo, conectava-se à rede de metrô de Opos, permitindo acesso rápido a qualquer área da cidade através de "linhas exclusivas".
— Mais alguma dúvida? — perguntou a médica por fim.
— Não... nenhuma.
— Ótimo.
Dizendo isso, a médica estendeu a mão e apresentou-se:
— Rachel Cindy, atualmente vice-chefe do departamento médico. Teremos muitas oportunidades de nos encontrarmos, Sr. Lázaro.
Talvez por estar relaxado demais, Boroque não reagiu de imediato. Ele estendeu a mão e apertou a da mulher, sentindo uma suavidade acompanhada de um leve frescor.
Quando Rachel deixou o quarto, Boroque percebeu tardiamente que acabara de conhecer uma vice-chefe.
— O que houve com você? O coração disparou? — Palmer, deitado de lado na cama, perguntou com um tom estranho enquanto observava Boroque encarar a própria palma da mão.
Boroque ignorou a bobagem de Palmer.
— Só estou surpreso que a chefe seja tão jovem e, aparentemente, não tão poderosa.
Rachel transmitia a Boroque uma sensação de racionalidade absoluta, combinada com sua postura alta e pernas longas, como um bisturi ambulante.
Espere, bisturi?
Boroque balançou a cabeça com força e olhou para Palmer com perplexidade. Talvez, por passar tanto tempo com ele, seu pensamento estivesse sendo contaminado, gerando adjetivos estranhos e ideias absurdas.
— Por que está olhando para mim?
Palmer sentiu um calafrio sob o olhar sério de Boroque e sentou-se imediatamente, fechando os botões da camisola.
Boroque não respondeu, mantendo os olhos fixos na porta, recordando a figura que acabara de sair. Pensando bem, o Gabinete de Ordem reunia as elites sobrenaturais de toda a Aliança Rhenish; com tantas mentes brilhantes, era inevitável que surgissem gênios como Bailey.
Ao pensar nela, risadas estranhas soaram na mente de Boroque, como se aquela mulher estivesse rindo e correndo em círculos ao seu redor.
Quanto a ser poderosa ou não, em todo o Gabinete de Ordem, exceto pelos departamentos de operações de campo, parecia que ninguém se importava muito com a graduação hierárquica.
— Diga, você não quer perguntar nada? — Boroque voltou a atenção para Palmer. Naquela noite de tempestade, ele arrastou esse infeliz para o barco e o acompanhou por um verdadeiro inferno.
Antes, Boroque poderia ter mantido uma certa distância de Palmer, mas quando o viu, com confiança, dizer que certamente conseguiriam alcançar o trem, Boroque passou a considerá-lo, de fato, um amigo e parceiro.
— Perguntar o quê? — O bobalhão claramente não entendeu o que Boroque queria dizer.
— Mas, ei — Palmer continuou logo depois —, você acordou parecendo muito mais alegre do que antes. — Palmer inclinou a cabeça, observando o rosto e os olhos azul-esverdeados de Boroque. — Se antes você era um assassino com cara de poucos amigos... agora, no máximo, você ainda tem essa cara, mas é diferente.
Antes da tempestade, os olhos de Boroque sempre escondiam melancolia e agudeza, como se todos os males estivessem ocultos na escuridão de seu olhar. Agora, toda aquela malícia havia desaparecido; Boroque parecia, no máximo, um homem frio e reservado.
— Bem, nada mal — Palmer avaliou, cruzando os braços. — As garotas hoje em dia gostam desse seu tipo.
O silêncio reinou.
Se fosse antes, Boroque poderia ignorar Palmer ou pedir que ele levasse as coisas a sério. Mas, desta vez, Boroque levou a mão à testa e murmurou:
— Sou popular?
— Sim, muito popular.
Os dois trocaram um breve olhar. Boroque não conseguiu se conter e caiu na risada, seguido logo depois por Palmer. Ambos riram sem parar.