Capítulo cento e vinte e nove: A Lei de Ferro da Axioma
Esta era a primeira vez que Borogo enfrentava um Orante. Diante de uma existência que o superava, ele se preparou exaustivamente; se ele possuía cartas na manga, o seu oponente certamente também teria. Dada a diferença de escalão, ninguém poderia prever como o combate se desenrolaria.
Desde o início, Borogo sabia que teria apenas uma oportunidade: ou feriria gravemente ou mataria Sandayke, ou ocultaria suas intenções, pois jamais poderia despertar a vigilância do adversário.
O Decreto de Carne Podre era uma habilidade arcana problemática. Sandayke parecia comandar um exército de carniçais; sob a névoa criada pela Lâmina Oculta, esses monstros de membros costurados protegiam-no como guardas pretorianos.
Se fosse Cordenin a enfrentar aquilo, sua habilidade seria inútil, pois sua visão jamais detectaria Sandayke. Mas a Lâmina de Luz que Borogo empunhava era diferente. Desde que se tornara um Condensador, aquela era a arma alquímica com maior poder destrutivo que ele já encontrara, embora seu consumo de éter fosse assustador.
No confronto entre um Condensador e um Orante, a Lâmina de Luz era a única arma capaz de virar o jogo. Bastava um golpe no ponto certo para que até mesmo um Orante fosse eliminado. Havia uma disparidade de nível entre eles, mas não era algo impossível de superar.
Fluxos de luz foram liberados de sua mão. Sandayke acreditou que o bote do leão prateado fosse o golpe final, mas, na verdade, era apenas uma finta. A espada de éter que surgia agora era o golpe fatal verdadeiro.
Um ataque suicida que consumiu fragmentos de sua própria alma.
Um choque puro de éter contra o Verniz Antiferro. A substância negra começou a dissolver-se sob a violência do éter. Sandayke brandiu sua lâmina oculta, mas Borogo agarrou a lâmina com força, permitindo que ela cortasse sua palma e atingisse o osso.
O medo da morte atingiu Sandayke. Fazia muito tempo que ele não sentia um terror tão próximo. Antes, bastava esconder-se nas sombras e esperar que seus espectros terminassem o serviço, mas hoje, a morte finalmente o encontrara.
Ele aprendera como lidar com ataques onde o oponente agarrava sua lâmina, mas o medo e o pânico descontrolavam seu coração. Só então Sandayke compreendeu o que Borogo quisera dizer.
Sandayke não possuía aquele coração; o coração capaz de encarar a morte de frente.
Como um covarde que teme a morte poderia derrotar um homem que não teme morrer?
— Seu louco! — rugiu Sandayke, estendendo a outra mão para agarrar a espada de éter, mesmo enquanto o éter violento rasgava sua carne.
Borogo respondeu com uma risada estridente. Sandayke estava totalmente focado no momento, sem energia para controlar seus subordinados, que permaneciam imóveis sob a chuva torrencial, observando friamente aquele duelo final.
O pouco éter que restava esgotou-se. O brilho da espada de éter dissipou-se, voltando a ser um punhal comum. Contudo, o Verniz Antiferro já estava perfurado, expondo a carne viva e vermelha por baixo.
Sandayke agarrou o punhal. Ambos lutavam pelo controle, e a ponta da lâmina começou a penetrar lentamente no corpo do Orante. Borogo deu um rugido feroz; ignorando a dor da lâmina oculta que atravessava sua palma, ele empurrou Sandayke com toda a força, obrigando-o a recuar enquanto corriam.
Quem saberia quanto vigor aquele homem ainda tinha? O que mais intrigava Sandayke era que o objetivo do Departamento de Ordem já fora atingido — eles haviam interceptado a carga. Por que continuar a lutar até a morte? Capturá-lo? Isso só seria possível se eles próprios sobrevivessem. Borogo estava determinado a decidir o destino ali mesmo, e Sandayke não conseguia entender de onde aquele maldito homem surgira.
Suas costas colidiram violentamente contra o parapeito da ponte de pedra. Metade do corpo de Sandayke ficou projetado para fora, sobre o abismo profundo. Borogo soltou a lâmina oculta e, com a mão ensanguentada, golpeou o punho que segurava o punhal como um martelo, forçando-o a entrar ainda mais no corpo de Sandayke.
A cada golpe, o parapeito cedia e tremia, como se fosse desabar a qualquer momento, enviando ambos para o vale.
— Nós dois vamos morrer! — gritou Sandayke, brandindo sua lâmina de forma desordenada. Como estavam colados, a lâmina oculta apenas cortava as costas de Borogo, abrindo feridas profundas.
— Todos morrem. A questão é apenas quando — exclamou Borogo, com a voz de um filósofo melancólico.
O último golpe foi desferido. O punhal perfurou o corpo de Sandayke até o cabo. Ele ainda o segurava, acreditando que poderia resistir, mas Borogo soltou-o e afastou-se.
Sandayke apoiou-se no parapeito, escorado em sua lâmina oculta, lutando para não cair. Ele pensou que Borogo devia estar exausto e que o punhal, durante a luta, desviara-se, falhando em perfurar seu coração. Ouvindo os passos de Borogo se afastarem, ele pensou: "Este sujeito também percebeu que, se continuarmos, ambos pereceremos".
Sandayke estava prestes a zombar daquela falsa determinação de Borogo, mas os passos voltaram, tornando-se rápidos e cada vez mais próximos.
Borogo correu, saltou e desferiu um chute potente no punho da lâmina que ainda estava cravada. O cabo desapareceu completamente dentro do peito de Sandayke. Seu tórax cedeu sob o impacto, e a ponta afiada da lâmina perfurou suas costas, cravando-o no parapeito atrás dele.
Sandayke vomitou uma grande quantidade de sangue, enquanto Borogo, após o chute, caiu comicamente no chão molhado, exausto.
— Por quê? Seu lunático, por que chegar a esse ponto? — Sandayke tossia sangue, incapaz de entender de onde Borogo tirava tanta motivação e aquela ferocidade implacável.
Tudo parecia tão sem sentido, como ser mordido por um cão na rua; um cão maldito e inesperadamente persistente, que não queria apenas um pedaço de carne, mas sim rasgar sua garganta. Era como uma punição súbita que surgira do nada; não importava o que ele perguntasse, Borogo permanecia em silêncio, proferindo apenas uma sentença fria.
— Você mesmo disse que sou um louco. Loucos precisam de motivos para fazer o que fazem? — Borogo levantou-se da poça com dificuldade, cambaleando. Ele estava no limite; seu éter se esgotara, os fragmentos de alma haviam sido consumidos, e cada passo parecia carregar o peso de mil quilos.
Agora, ele se sentia como lenha sendo consumida, queimando, queimando, e quando estava prestes a apagar, ele forçava as últimas brasas a brilhar novamente, como se estivesse hipnotizando a si mesmo: "Você pode queimar só mais um pouco..."
Lutar contra um nível superior era mais difícil do que ele imaginara. Talvez fosse porque ele já matara pessoas demais aquela noite. Começara a lutar quando o relógio bateu meia-noite e continuara até o amanhecer, atravessando toda a cidade de Opos. Poderia ser chamado de "O Carrasco de Opos" sem exagero.
Pensando nisso, Borogo soltou uma risada nervosa. Se estivesse em seu estado pleno, talvez tivesse matado Sandayke em poucos movimentos... Bem, não fazia diferença agora.
Borogo aproximou-se passo a passo. Sandayke observava aquele corpo trêmulo que parecia prestes a cair morto a qualquer segundo, mas que, ao mesmo tempo, transbordava um poder capaz de lhe infligir a morte. Força e fragilidade, dois conceitos contraditórios que coexistiam em Borogo.
Sandayke tentou invocar sua habilidade arcana, mas a dor, o cansaço e o medo o invadiam. O Decreto de Carne Podre exigia um consumo massivo de éter para controlar tantos carniçais. Ao redor, as criaturas começaram a se mover lentamente; sob o peso de seus ferimentos, o controle de Sandayke estava letárgico.
Ele precisava ser mais rápido que Borogo. Apenas mais rápido...
Sandayke lutou para se levantar, mas o punhal atravessava seu peito. Ele tentou cobrir o ferimento e fugir em direção aos carniçais.
Uma dor súbita atingiu seu tornozelo, fazendo-o cair na água. Um martelo de carpinteiro caiu ao seu lado. Ao olhar para trás, viu Borogo, ainda na posição de arremesso, caminhando em sua direção.
Quando Sandayke se levantou com a ajuda da espada, a figura escura de Borogo o cobriu. Ele olhou para cima e, nas sombras, só viu um par de olhos cianos.
Borogo lembrou-se de um filme que vira. A cena era parecida: um assassino matando outro. Finalmente acabaria, mas sentia que faltava algo... Ah, sim. Uma declaração cruel e fria. Como em um tribunal: ler os crimes do condenado e então puxar o gatilho.
— Quando executo o ato de justiça, sou o anjo de quem ela falava. — Borogo tirou a corrente do pescoço. Apertou o crucifixo na palma da mão, enrolando a corrente nos dedos como um soco-inglês. — O que empunho... é a espada de fogo.
Borogo sentiu como se seu punho estivesse em chamas. A espada de fogo da punição estava em suas mãos; ele só precisava desferir o golpe.
Passos aproximavam-se. Os carniçais estendiam suas garras. Infelizmente, o veredito já fora dado. Ninguém poderia mudar sua vontade. Borogo rugiu e desferiu um soco pesado.
— Eu sou a lei!
Sandayke tentou contra-atacar, mas não era um duelo de espadas, era uma briga de rua. Borogo entrou na guarda de Sandayke e desferiu um soco veloz em seu cotovelo.
— Eu sou o veredito de ferro!
Com a dor, a lâmina oculta escapou de suas mãos. Borogo chutou o joelho de Sandayke, derrubando-o. O som dos ossos quebrando ao se dobrarem em ângulos bizarros foi ensurdecedor. Os espectros atravessaram o corpo de Borogo com suas espadas, mas nada poderia detê-lo.
Apesar das palavras furiosas, Borogo agia como um bandido de rua. Ele era o anjo maligno da história, segurando a espada de fogo em punhos que não paravam de golpear.
Um soco após o outro. Primeiro, quebrou a sobrancelha, depois o nariz. O sangue cobriu a visão de Sandayke; logo, seus olhos afundaram sob a pressão dos golpes.
Sandayke ainda tentava resistir, mas Borogo era mais rápido e mais impiedoso. Mesmo com as mãos perfuradas pela espada, ele as mantinha firmes como ferro.
Ele continuava a golpear, como se levantasse uma pedra imensa: erguer, bater, erguer, bater... Não havia elegância, apenas a violência mais primitiva e sangrenta. Era a única maneira de esvaziar aquela fúria intensa.
Após o auge da raiva, Borogo soltou uma gargalhada. Memórias passadas passaram por sua mente como uma tempestade.
— Por que você grita "Aleluia" sempre que fica feliz? O que isso significa? — perguntou Borogo a Adele, enquanto estavam deitados em uma floresta sombria.
Adele, ajoelhada ao lado dele enquanto trocava os curativos, explicou:
— Significa louvor. Quando você está feliz, pode dizer isso para louvar as coisas que o fazem feliz, para louvar este mundo maravilhoso. — Ela estendeu a mão para limpar o suor frio da testa de Borogo e disse suavemente: — Como agora, por exemplo. Nós estamos vivos, então é um bom momento para dizer palavras de louvor.
— Aleluia?
— Isso, Aleluia! — Adele disse, encantada. — Estamos vivos! Aleluia!
Borogo seguiu as palavras daquela época. Agarrou a cabeça de Sandayke e, diante daquele rosto irreconhecível, riu alto.
— Amigo! Sorria! Este é um momento de celebração!
— Aleluia!
Borogo louvava em voz alta. Entre o sangue e os golpes, ele sentiu um alívio sem precedentes. A tempestade rugia ao redor, como demônios furiosos, mas nela havia um timbre etéreo, como se um coro estivesse cantando suavemente.
— Aleluia!
— Aleluia!
Cada louvor era um soco pesado. Cada soco vinha acompanhado de uma dor lancinante: quebrar a clavícula, estilhaçar o pescoço, destruir o rosto, colapsar o tórax.
Destruir todo o ressentimento e a raiva!
Até que não houvesse mais silêncio!
Borogo não sabia quantos socos dera ou quanto tempo durara. Quando parou, a cabeça de Sandayke estava colapsada, e o sangue se misturava à carne dilacerada.
Segurando-o pelo colarinho, Borogo rugiu contra aquele rosto distorcido, como se quisesse despejar toda a fúria acumulada em seu coração. Agora, ele era um verdadeiro leão, rugindo e banhado em sangue.
Após o rugido, tudo se acalmou.
Muito tempo depois, Borogo apoiou-se no parapeito e, exausto, levantou-se daquele cadáver irreconhecível, com o corpo exalando vapor.
Ele afastou os espectros estagnados e removeu a lâmina que atravessava seu corpo. Olhou para trás; a névoa havia se dissipado. Os carniçais caíam ao seu redor.
Apoiado fracamente no parapeito, a visão de Borogo estava turva. Ao virar o rosto, viu Palmer acenando à distância.
Como ele, Palmer descansava apoiado na grade. Diante dele, pilhas de corpos formavam uma montanha, e a água da chuva lavava o sangue, formando riachos avermelhados.
Borogo soltou a mão e colocou o colar com o crucifixo manchado de sangue de volta no pescoço. Um momento de paz sem precedentes envolveu sua alma.
— Como se sente, Borogo? Você parece um filósofo trágico que foi apedrejado até a morte — disse Palmer, aproximando-se e observando o rosto ensanguentado de Borogo.
— Por que um filósofo trágico?
— Hum? É só que essa sua cara carrancuda ficaria bem em uma pintura a óleo — refletiu Palmer. — Tenho muitas pinturas assim em casa. Os caras nas telas têm expressões parecidas com a sua. — Ele fez uma pausa. — Como dizer? Há um sentimento de que o grande trabalho terminou e que agora é o momento de morrer... Sorte sua que você não morre.
Ouvindo as palavras de Palmer, Borogo não pôde deixar de rir. Aquele tom de voz, sério mas ao mesmo tempo cínico, soava quase sobrenatural naquele momento.
— Então, Sr. Lázaro, agora que tudo acabou, alguma consideração? — Palmer chutou o corpo de Sandayke. Com a cabeça colapsada, parecia que ele é quem fora apedrejado.
Borogo pensou um pouco e tirou uma chave do bolso.
— Agora, eu quero beber um pouco.
— Não, não, não. Não estou perguntando o que você vai fazer agora, estou perguntando o que você está pensando.
Palmer agia como um repórter, entrevistando Borogo, curioso sobre o estado mental de seu parceiro.
— Estou pensando que, daqui a pouco, vou ao Clube dos Imortais tomar uma boa dose. — Borogo repetiu com firmeza, olhando para Palmer. — Então, vamos juntos?
No horizonte, uma luz suave surgiu, iluminando a ponte de pedra marcada por cicatrizes e a montanha de cadáveres. A tempestade violenta diminuía, transformando-se em gotas finas que lavavam a terra ensanguentada.
A luz do amanhecer envolvia os dois. Ao som do fluxo de água, o sangue misturado à chuva e aos corpos caía no abismo, desaparecendo para sempre.