Capítulo Cinco: Hábito
Nas palavras de Geoffrey, aquela droga de Grande Fenda já está um caos há dezenas de anos; por mais que você se esforce, não vai conseguir mudá-la em um ou dois dias, e o lugar tampouco deslizará de vez para o abismo só porque você trabalhou um pouco menos por um par de dias.
A ordem é algo interessante; mesmo em um lugar tomado pela loucura e pela gritaria, existem regras correspondentes, ainda que essas regras sejam banhadas em sangue.
Depois de dizer isso a si mesmo, Geoffrey abriu aquele sorriso maldito e recusou o pedido de hora extra de Borlargo.
— Esta é uma oportunidade rara, Borlargo, você tem de aproveitá-la.
As palavras desgraçadas de Geoffrey ecoavam sem parar em sua mente.
Borlargo estava sentado no sidecar da motocicleta, com o olhar perdido na paisagem noturna das ruas de Ópala, deixando o vento frio soprar e desorganizar seus pensamentos.
— Fique tranquilo, Borlargo, Bailey não é um monstro, ela não vai comer você — disse Palmer pilotando a moto, falando alto para tentar cobrir o som do motor. — E amanhã também não vai rolar nenhuma experiência, ela só pediu para você ir buscar o seu equipamento.
— Então você vai comigo? — retrucou Borlargo.
— Eu? Por mim, deixa pra lá...
— Você não costuma ser tão despreocupado? Como é que ficou com medo agora? — zombou Borlargo.
— Não é uma questão de ter medo ou não — Palmer respondeu, parecendo um pouco sem jeito. Ele reduziu a velocidade da moto e parou diante do sinal vermelho, então inclinou a cabeça para falar com Borlargo: — Como eu posso dizer... Estou proibido de ir ao Núcleo de Sublimação.
— Proibido?
— É, pois é. Bailey deixou o aviso bem claro: se eu ousar pôr os pés no Núcleo de Sublimação de novo, ela vai me afundar na fornalha número quatro.
— Por quê?
Borlargo não conseguia entender. Palmer era um sujeito alegre, muito fácil de lidar, e Borlargo imaginava que ele devesse ser bastante popular. No entanto, com o passar do tempo, Borlargo percebeu que a realidade parecia ser bem diferente.
Toda vez que ele ia ao Ninho dos Corvos, as pessoas lançavam olhares de pena assim que ouviam que Palmer era sua dupla. Em algumas ocasiões, Borlargo havia encontrado Church — o antigo parceiro de Palmer —, que ficara extremamente surpreso ao vê-lo são e salvo.
— Como você tem passado ultimamente? — perguntara Church com preocupação.
— Hã? Bem — respondera Borlargo, sem entender o que ele queria dizer.
Agora, Palmer não tinha atritos apenas com o Ninho dos Corvos, mas aparentemente também havia criado inimizade com Bailey, o que despertou em Borlargo uma curiosidade infinita sobre seu parceiro.
— O que aconteceu?
Diante da insistência de Borlargo, a expressão de Palmer tornou-se um tanto quanto embaraçada. Pensando bem, ele gaguejou:
— Bem... Eu fui ao Núcleo de Sublimação uma vez e, sem querer... acabei causando alguns... pequenos problemas. — O tom de Palmer de repente tornou-se firme. — Isso mesmo, pequenos problemas, foram só algumas experiências que falharam. Afinal, estamos explorando a verdade do desconhecido, falhar é normal, não é?
Borlargo ficou estático por alguns segundos, só voltando a si quando o semáforo ficou verde e a moto arrancou com um ronco estrondoso.
— Meu Deus... — suspirou Borlargo, cobrindo o rosto com as mãos.
— Eu também não queria, mas eu sou simplesmente azarado assim, o que posso fazer? — lamentou Palmer em voz alta. — Se eu achasse aquele maldito demônio, com certeza daria umas boas facadas nele.
Borlargo exibia uma expressão complexa, sem saber exatamente que tipo de feição fazer.
Nesse período, ele havia atuado com Palmer dentro da Grande Fenda e passado por vários azares. Por exemplo, dias atrás, o colapso repentino de um corredor aéreo — embora ambos estivessem usando Braços de Adaptação, cujos ganchos eram extremamente úteis no ambiente complexo da Grande Fenda.
Ou então, quando lutavam contra hordas de demônios em um edifício em um penhasco, a estrutura retorcida de repente ruiu e desabou.
Esse tipo de coisa era bastante comum na Encruzilhada Errante; aquelas construções bizarras não tinham estabilidade alguma e podiam desabar a qualquer momento. No entanto, quando Borlargo saía engatinhando dos escombros e, confiando na Habilidade Oculta *Mão da Convocação*, abria uma brecha na rocha para se esconder, ele ainda não conseguia evitar fixar o olhar em Palmer.
Em duas semanas, incidentes desse tipo acumulavam-se aos milhares. Borlargo já havia se acostumado; mais tarde, ele nem sequer considerava aquilo azar, mas apenas situações imprevistas encontradas durante o trabalho de campo.
Sim, imprevistos. Era só isso.
Só agora Borlargo se dava conta de que talvez tudo aquilo fosse fruto da "graça" de Palmer em ação e de que, em meio ao seu azar infinito, ele já havia se acostumado a tudo aquilo, chegando a encarar aquilo como a normalidade.
— O hábito é realmente uma força aterrorizante.
Borlargo balançou a cabeça, murmurando sozinho.
A motocicleta parou devagar. Palmer olhou para Borlargo e perguntou:
— Vai descer por aqui? Tudo bem?
— Tudo. Hoje é dia de compras — disse Borlargo, levantando-se e saindo do sidecar. Ele tirou o capacete e o colocou de volta no compartimento. — Você vai descansar amanhã?
Palmer não pretendia ir com ele ao Núcleo de Sublimação, e mandá-lo sozinho para a Grande Fenda era fora de cogitação. O rapaz estava exausto e, com certeza, passaria o dia inteiro dormindo em casa.
— É, dormir o dia inteiro, e ninguém ouse me acordar — afirmou Palmer com firmeza.
As operações na Grande Fenda até que eram divertidas, mas, além da diversão, havia um tormento sem fim: o terreno complexo, monstros e demônios à solta, gases venenosos...
Sua mente precisava ficar tensa a cada segundo. Mantendo esse estado por muito tempo, Palmer sentia que estava à beira de um esgotamento nervoso. Em comparação a isso, ele amava profundamente seu trabalho anterior; pelo menos naquela época a ação ocorria na cidade, e, quando se cansava, podia parar para descansar um pouco em uma cafeteria na rua.
— Então até depois-de-amanhã! — Borlargo acenou para Palmer.
A motocicleta desapareceu gradualmente nas ruas. Borlargo lembrou-se de suas fantasias anteriores sobre ter um carro próprio, mas acabou sendo escalado direto para aquela droga de Grande Fenda, onde veículos automotores simplesmente não funcionavam.
Ele entrou na "Casa de Charlie", a loja de penhores que costumava frequentar. O dia de compras a que se referia era justamente para escolher algumas coisas por lá.
— E aí, Charlie!
Ao empurrar a porta, Borlargo cumprimentou o dono atrás do balcão.
— Quanto tempo, Borlargo! Já deve fazer meio mês que você não aparece por aqui — Charlie o reconheceu num relance.
E nem teria como não reconhecer. A aura daquele sujeito era fascinante: quando Borlargo estava no meio de uma multidão, era difícil distingui-lo, mas, quando andava sozinho, a frieza implacável em seu semblante era cortante, indo direto aos olhos de quem o encarava.
— O trabalho tem sido muito corrido ultimamente, só agora tive tempo de dar uma passada — disse Borlargo, caminhando direto para as prateleiras. — Tem alguma novidade?
— Está tudo ali daquele lado. É melhor você escolher rápido, já vou fechar a loja — avisou Charlie.
Borlargo acenou com a mão para indicar que havia ouvido.
Tampei o nariz para afastar a poeira e selecionei alguns discos de vinil. Em um canto, ele também viu algumas coisas estranhas.
— O que é tudo isso? São bonecas? Você ainda compra esse tipo de coisa? — Borlargo tirou de uma caixa de papelão um coelho de pelúcia que deveria ser branco, mas, por ter passado muito tempo esquecido em um canto, estava coberto de poeira e com a cor cinzenta e opaca.
Charlie não respondeu diretamente à pergunta, mas devolveu com outra:
— Adivinha de onde vêm todas essas mercadorias?
— Alguém vendeu para você... Lembro que há um mercado central de usados em Ópala. Além desses, você também deve comprar mercadorias de lá, imagino.
— Mais ou menos. Mas sabe de uma coisa, Borlargo? Na verdade, muitas dessas mercadorias nem podem ser consideradas usadas; são mais coisas de pessoas mortas.
— Coisas de pessoas mortas? — estranhou Borlargo.
— Quando alguém morre, a família não sabe muito bem o que fazer com os pertences deixados para trás. Algumas coisas são guardadas como recordação, mas o que não tem importância acaba sendo vendido como artigo usado. Muitas mercadorias vêm daí.
Charlie deu de ombros, com um sorriso esquisito no rosto, e continuou:
— É claro que, na hora de vender, ninguém diz que são coisas de defunto; passam por simples artigos de segunda mão. E aí, sentiu medo?
— Não.
Charlie ficou um tanto surpreso. Muitos clientes, ao saberem disso, reagiam de formas variadas, mas todos compartilhavam de um leve incômodo; no entanto, no rosto de Borlargo, ele não conseguia notar a menor flutuação emocional.
E não ter flutuações emocionais fazia todo o sentido. Charlie não sabia qual era o trabalho de Borlargo; para ele, deixar de lado o fato de serem pertences de um morto, mesmo que a sala estivesse cheia de cadáveres, Borlargo não piscaria o olho. Provavelmente ele ainda examinaria os corpos com atenção para ver se havia algum sobrevivente e, caso houvesse, aplicaria mais um golpe certeiro.
— Artigos usados vendidos por aí... As coisas de uma pessoa inteira sendo comercializadas. Soa como se ela morresse uma segunda vez — murmurou Borlargo em voz baixa.
— Não há o que fazer quanto a isso — disse Charlie, resignado. — Algumas pessoas precisam de dinheiro, outras precisam escapar da dor do luto. De qualquer forma, as escolhas que cada um faz são diferentes.
— Deve haver quem guarde essas coisas, mantendo tudo como se a pessoa nunca tivesse partido — comentou Borlargo.
— Quem sabe? Se existe alguém assim, eu provavelmente não conheço, afinal de contas, sou só um comerciante de usados.
Charlie deu uma gargalhada ao dizer isso, estendeu a mão para pegar os itens que Borlargo havia selecionado e acrescentou:
— Mas pessoas assim provavelmente continuam presas no redemoinho do luto, incapazes de se libertar.
Borlargo pensou por um instante e não disse nada.