Capítulo Seis: Espólios
Ao voltar para casa, tudo continuava como de costume: gritos vindos do apartamento ao lado, o som barulhento da televisão vindo do outro. Assim como estava habituado ao azar de Palmer, Bologo também se acostumara a essa vida barulhenta; se um dia voltasse para casa e tudo estivesse em silêncio ao seu redor, ele provavelmente sentiria um certo desconforto.
Deixando de lado o disco antigo que havia garimpado, Bologo tirou o casaco, pendurou-o no cabide, deu uma ajeitada rápida em si mesmo e voltou a sentar-se no sofá.
A noite tempestuosa parecia ter mudado alguma coisa, mas, ao mesmo tempo, parecia que nada havia mudado. A vida de Bologo seguia como sempre: depois do expediente, ouvia música e, em seguida, mexia em sua maquete de guerra.
A maquete replicava aquela batalha que mudara a vida de Bologo para sempre, a batalha conhecida como a Queda da Cidade Santa.
Foi justamente nessa batalha que Bologo perdeu sua alma e obteve a ressurreição, e foi a partir dali que seu destino foi completamente reescrito, enveredando por um caminho sem volta.
Desde que saíra da prisão, Bologo vinha pensando nessas coisas. Ele desconfiava que o pacto que fizera com o diabo no passado estivesse de alguma forma ligado à Queda da Cidade Santa; afinal, aquela batalha que pusera fim à Fúria da Terra Arrasada já era envolta em inúmeras suspeitas.
— Uma luz.
Bologo murmurou baixinho.
Enxofre e fogo rasgaram o céu, e todos sob aquela claridade intensa transformaram-se em pilares de sal.
No campo de batalha escarlate, apenas Bologo continuava vivo — essa era a cena que ele vira no Vestígio da Alma Aterrorizante, o pesadelo mais temido no fundo de seu coração.
Na verdade, Bologo não sabia ao certo o que havia acontecido durante a Queda da Cidade Santa. A "luz" de que todos falavam era apenas um boato que ele conseguira juntar após consultar diversas fontes.
Quando Bologo despertou no campo de batalha, tudo já havia terminado. Ele lembrava-se de sentir uma dor sem fim, como se um fogo ardente consumisse seu corpo.
Ele não conseguiu manter a lucidez por muito tempo e logo desmaiou, mergulhando em pesadelos dolorosos e em um ciclo repetido de vida e morte. Quando Bologo recuperou a consciência e a lucidez novamente, já se haviam passado mais de dez anos, e nessa altura ele também havia deixado o campo de batalha, encontrando-se em uma prisão conhecida como Calabouço Negro.
Às vezes, Bologo se perguntava por que temia um pesadelo daqueles. Com o passar do tempo, durante a longa permanência no Calabouço Negro, ele gradualmente percebera que talvez ele mesmo tivesse causado tudo aquilo. Ele não sabia explicar o porquê, mas simplesmente sentia isso vagamente e acabava tomando para si todas as culpas.
Após sair da prisão, com o conhecimento transcendental que foi adquirindo, Bologo não encontrou alívio; pelo contrário, mergulhou em perplexidades ainda maiores.
O acordo com o diabo é uma troca absolutamente justa entre valor e valor.
Que mérito ele tinha para obter uma imortalidade como aquela? O que exatamente ele havia sacrificado na transação? A Queda da Cidade Santa tinha alguma relação com ele? E, se tinha, qual era o seu papel nela?
Bologo não conseguia entender, nem de leve.
Ele ainda se lembrava de uma conversa que tivera na prisão com o carcereiro, décadas atrás. Aquele indivíduo misterioso só o cumprimentava a cada poucos anos; na maioria das vezes, Bologo pensava que o carcereiro estivesse morto, mas o sujeito parecia ser igualmente imortal, fazendo-lhe companhia até o dia de sua libertação.
— Na verdade, isso não tem nada a ver com você.
Essa era uma frase que o carcereiro dizia com frequência. Bologo podia sentir que ele não estava tentando escapar de nada, mas sim dizendo uma verdade sincera; afinal, para um sujeito como ele, não havia necessidade de mentir para Bologo.
Mas... será que era mesmo assim?
Bologo sentiu uma dor de cabeça surgir. Olhando para a disposição das peças na maquete, ele recostou-se lentamente, esparramando-se no sofá.
O fato de continuar apegado àquela cidade devia-se também a outro propósito: Bologo sempre achou que as coisas não eram tão simples assim. Quem sabe, talvez naquela Cidade do Juramento, Opalis, ele conseguisse encontrar as respostas de que precisava, assim como o Tirano dissera naquela época.
— Preste atenção na terra sob seus pés.
Havia algo a que se prestar atenção? Tudo em que Bologo conseguía pensar era na Grande Fenda.
Bologo não continuou a raciocinar. Olhou para os discos antigos que acabara de comprar e colocou-os na vitrola. A música começou a tocar, carregando uma leve rouquidão, como se um velho homem cantasse com profunda emoção.
De volta ao quarto, Bologo pegou seu diário, abriu-o em uma página em branco e anotou a data de hoje.
Bologo não escrevia no diário todos os dias; às vezes a vida era bastante monótona, e ele não gostava de registrar trivialidades cotidianas e bagunçadas. Apenas quando algo digno de nota acontecia, ou quando lhe vinha algum pensamento, é que ele pegava na caneta.
"Fui à Casa de Charlie hoje e conversei um pouco com ele. Provavelmente, cada profissão gera reflexões próprias de sua natureza, e hoje Charlie compartilhou algumas ideias bastante interessantes.
Quando as pessoas partem, algumas escolhem deixar algo para trás como recordação, como um vestígio de sua existência; outras jogam tudo fora, como se nunca tivessem existido, entorpecendo-se com isso; há também aquelas que guardam teimosamente todas as coisas, fingindo que tudo continua exatamente como antes.
Acho que cada escolha representa uma perspectiva diferente. Creio que meus sentimentos por Adele se encaixam no primeiro caso."
Bologo registrava seus pensamentos com serenidade.
"Não vou cair em uma dor eterna, tampouco me forçarei a esquecer tudo e fingir que nada aconteceu. Acho que vou aceitar isso com serenidade e continuar a viver carregando a bênção dela; afinal, é isso que ela gostaria, e é o que devo fazer."
Terminada a escrita, Bologo folheou algumas páginas para trás.
Pelas palavras no diário, percebia-se que Bologo havia de fato superado a dor. Nas primeiras anotações, ao mencioná-la, ele não escrevia o nome dela, usando o pronome "tu" para se referir a ela.
Era como se aquilo não fosse um diário, mas sim uma carta endereçada a Adele — apenas uma carta que jamais receberia resposta.
Ao fechar o diário, Bologo puxou a gaveta, que estava repleta de notas de papel e moedas.
Após a noite tempestuosa, Bologo prestara um grande serviço, e o Departamento de Campo lhe concedera uma generosa bonificação. Além disso, Bologo ganhara dois espólios de guerra.
Uma Lâmina de Fogo de Íon apreendida de Coderning; aquela espada curta, quando infundida com uma grande quantidade de éter, podia se transformar em uma espada etérea letal. Para Bologo, que carecia de meios de execução infalíveis, tratava-se de um excelente armamento alquímico.
A Espada Oculta da Névoa apreendida de Thandike, por sua vez, Bologo optara por não reter, entregando-a ao Departamento de Campo.
Dentro do Departamento de Ordem, devido à natureza especial das espadas ocultas, o significado que carregavam era extraordinário. Cada espada oculta capturada era considerada uma afronta às Espadas Ocultas do Rei, e por isso o Departamento de Campo pagara um alto preço por ela.
Bologo não recusara. Após pensar cuidadosamente, concluiu que suas próprias habilidades não combinavam muito bem com a Espada Oculta da Névoa, e além disso, aquela espada consumia uma quantidade colossal de éter.
Segundo Geoffreys, ele não usara a espada oculta para solicitar uma gratificação em dinheiro para si — afinal, o dinheiro que Bologo já tinha era suficiente para durar por um bom tempo. Em vez disso, pedira alguns armamentos alquímicos e, com um ar de mistério forçado, dissera que Bologo com certeza iria adorar a novidade, a qual, pelo visto, ele conseguiria pegar amanhã ao encontrar Bailey.
A expressão de Bologo tornou-se um tanto sombria. Mesmo a contragosto, não havia outro jeito: ele planejava solicitar em breve a Lebius o recrutamento de novos membros para sua equipe, de preferência alguém que pudesse lidar com o Núcleo de Sublimação, poupando-o daquele tormento.
— Um devedor? Não sobram muitos devedores confiáveis hoje em dia.
Pensando nisso, Bologo murmurou consigo mesmo.
De acordo com o plano de Nathaniel, o verdadeiro objetivo do Esquadrão de Operações Especiais era desvendar os segredos do diabo, o que exigia que os integrantes fossem devedores. Isso tornava o plano de recrutamento extremamente restrito, sem que houvesse como prever quando conseguiriam recrutar sangue novo.
Bologo parou de pensar nisso. O expediente havia terminado, logo não devia se preocupar com assuntos de trabalho; ele ainda viveria por muito tempo e teria todo o tempo do mundo para se afadigar.
Agora, Bologo deitava-se confortavelmente na cama, desfrutando daquela breve calmaria, relaxando cada músculo do corpo e aguardando a chegada do novo dia ao som da música que recomeçava a tocar.
...
Departamento de Ordem, Pátio dos Pilares.
Bologo apareceu em meio à multidão apressada com uma expressão sombria. Provavelmente por pensar que hoje visitaria aquela mulher, ele não dormira bem na noite anterior; embora não tivesse tido pesadelos, acordou sentindo-se exausto e sem forças no corpo inteiro.
Erguendo o queixo, do lado de fora da imensa torre que sustentava a cúpula, vários elevadores subiam e desciam. Bologo cruzou a multidão, entrou em uma cabine e pressionou o botão para o Núcleo de Sublimação.
Havia apenas Bologo no elevador. Quando as portas estavam prestes a se fechar, uma mão enfiou-se pela fenda, fazendo com que as portas se abrissem novamente, e então ela se espremeu para dentro.
— Por pouco não consigo.
Apoiada na parede, ela respirava com dificuldade. Assim que recuperou o fôlego, preparou-se para apertar o botão, mas percebeu que o indicador do Núcleo de Sublimação já estava aceso ininterruptamente.
— Você também vai para o Núcleo de Sublimação?
Bailey virou a cabeça para encarar a outra pessoa no elevador e viu que ele estava com o rosto fechado, de pé no canto, com um olhar de preocupação e irritação, cruzando os braços na altura do peito com ar de total desconfiança.
Naturalmente, Bailey nunca se importou com isso.
— Ora! Que coincidência! Bologo!
Bailey estendeu o braço e passou-o ao redor dos ombros de Bologo. Ela era alta, quase da mesma altura que ele, e com um puxão firme fez com que Bologo quase perdesse o equilíbrio. Em seguida, sua mão pressionou a nuca dele, forçando-o a abaixar a cabeça.
Os dois pareciam comparsas de traquinagens reunidos na esquina, confabulando de cabeça baixa sobre qual infeliz seria assaltado logo mais à noite — um para arrombar a fechadura, outro para forçar a porta, com divisões de tarefas bem definidas e máxima eficiência.
Um aroma fresco flutuava no ar. Depois de passar tanto tempo naquele esgoto a céu aberto que era a Grande Fenda, aquela fragrância era simplesmente inebriante. Somada àquela figura deslumbrante ao lado, qualquer homem normal no mesmo ambiente dificilmente evitaria algumas fantasias agradáveis...
Bologo considerava-se um homem normal; o problema era que a mulher ao seu lado não parecia ser muito normal.
Não havia um único pensamento agradável em sua mente, pois aquela figura deslumbrante exibia um sorriso malicioso e venenoso, falando com o jeito rude de um velho machão.
— Meu queridinho, eu não disse que você voltaria?
Diante de Bailey, que gesticulava efusivamente, o rosto de Bologo empalideceu e ele permaneceu em absoluto silêncio.