Capítulo 140: O Primeiro Rei Investido
"Boro, esse tipo de coisa acontecerá com você mais cedo ou mais tarde. Todos nós somos imortais; ninguém pode nos acompanhar até o fim. No final, restamos apenas nós mesmos."
O abatimento de Sere não durou muito. Em sua longa existência, este imortal já havia aprendido a regular suas emoções, por isso sempre mantinha uma aparência excessivamente alegre, como se temesse que a tristeza o alcançasse.
Olhando para Boro, Sere mudou o rumo da conversa para o companheiro.
"E você? Já faz um tempo desde que se tornou um imortal. Como se sente?"
"Estou bem... Pelo menos agora sinto que sou bastante feliz", respondeu Boro.
"Você diz isso como um mendigo que recebe um pouco de comida e passa a se achar a pessoa mais feliz do mundo", Sere viu através dele num instante. "Se alguém te ama, essa pessoa certamente desejaria que você fosse ainda mais feliz."
Mais feliz?
Boro sentiu-se confuso. Pela sua experiência, esse tipo de sentimento era algo distante e estranho.
Saiu da prisão há apenas um ano, viveu um período de relativa paz e, logo em seguida, trilhou o caminho da vingança. Somente agora, neste exato momento, Boro pôde descansar um pouco e vir aqui beber algo para relaxar.
Pensando bem, a vida de Boro era bastante agitada; ele quase nunca descansava. Mesmo nos raros momentos de folga, ele apenas ficava deitado em casa, ouvindo música ou lendo livros. Nesta cidade sombria, Boro não tinha muitos amigos.
Ao notar que Boro também não compreendia a si mesmo e não conseguia dar uma resposta clara, Sere não insistiu no assunto e voltou ao tema anterior.
"Mas, veja bem, existem exceções entre os imortais. E se houvesse outro imortal disposto a caminhar conosco até o fim?"
"Você quer encontrar uma esposa imortal?" Boro só então percebeu a intenção dele.
"Isso é apenas um pensamento. Afinal, é muito difícil para duas pessoas se amarem, ainda mais sendo imortais. Todos nós somos velhos monstros que vivem não se sabe há quanto tempo, e nossos estados de espírito já não são os mesmos."
Embora Sere dissesse isso, Boro tinha certeza de que ele certamente já havia tentado, e o resultado era óbvio: agora ele só podia se reunir com outros para buscar conforto neste "parque dos retardados".
Boro tinha até uma certa curiosidade em ouvir essa história.
"Velhos monstros não conseguem ser sinceros sobre seus corações corrompidos, mas, como amigos, formar uma parceria para levar a vida adiante não é uma má ideia", resumiu Sere.
A bebedeira continuou por mais algum tempo. Boro não bebeu muito; ele era alguém que não perdia o controle nem mesmo nas celebrações. Após algumas taças, ao sentir o efeito do álcool, ele parou. Já Palmer acabou desabando em um estado de intoxicação alcoólica.
Ao cair da noite, Sere, exalando cheiro de álcool, partiu para seu trabalho de meio período como dançarino de pole dance. Boro não sabia onde ficava a casa de Palmer, mas como o convívio com aqueles imortais era harmonioso, ele apenas arranjou um quarto de hóspedes, deixou Palmer lá e voltou para casa.
Voltando ao presente, Boro lavou o rosto, e, após despertar, vestiu-se e olhou o calendário. Hoje era o último dia de folga; amanhã teria que retornar ao posto, e o ideal seria resolver tudo hoje.
Boro não saiu imediatamente. Ligou o rádio, ouvindo a voz familiar de Dudel e as melodias que tocavam. Sentou-se à mesa e pegou o diário que Adele lhe dera.
Talvez por considerar o diário como um elo entre ele e Adele, Boro começou a escrever, preenchendo várias páginas.
Ao olhar para o diário, Boro lembrou-se de algo. Abriu a gaveta, onde guardava algumas coisas desordenadas, mas que, para ele, funcionavam como um mostruário de lembranças.
Meia caixa de cigarros que sobrou do período da vingança, o martelo de carpinteiro que usou em sua primeira missão — ainda com vestígios de sangue seco — e, então... um ingresso.
O ingresso de "O Rato Errante".
Até agora, Boro não tinha certeza se o que vira fora realmente o fim da história, mas, de qualquer forma, tudo havia acabado.
Ao pensar nisso, Boro agradeceu sinceramente ao Departamento de Logística.
Naquela noite de tempestade, Boro lutou com todas as forças, mas deixou um rastro de destruição e pilhas de cadáveres. Quando o dia amanheceu e a chuva parou, isso certamente causaria pânico na cidade, mas, felizmente, os Barqueiros limparam tudo logo cedo. Eles até redigiram a notícia, afirmando tratar-se de um conflito entre gangues.
Contudo, não importava como tentassem disfarçar, muitas pessoas morreram. Os cidadãos discutiam o caso nos jornais; alguns sentiam tristeza pela perda de tantas vidas, outros achavam que, como eram criminosos, a segurança de Opos iria melhorar. Opiniões assim não paravam de surgir.
Boro supôs que alguns tivessem adivinhado a verdade, mas, sob o controle do Departamento de Ordem, tal verdade só poderia circular dentro da Grande Fenda.
Comparada a essas notícias, a morte de Codernin não chamou tanta atenção. Apenas uma pequena parcela das pessoas notou seu falecimento. Sob a manipulação dos Barqueiros, a causa de sua morte foi registrada como um acidente: a chuva forte derrubou um toldo mal conservado, e ele e sua esposa morreram sob os escombros enquanto esperavam o transporte.
Boro pensou que tudo terminara ali, mas, alguns dias depois, as notícias sobre Codernin atingiram um novo pico. Com sua morte, "O Rato Errante" tornou-se, desta vez de verdade, sua obra final. Os críticos que testemunharam o último ato da peça elogiaram amplamente a genialidade da obra nos jornais, chamando-o de um gênio inigualável. O talentoso e lamentável gênio estava morto.
Não se sabe qual seria o sentimento de Codernin ao saber de tudo isso.
Colocando o ingresso novinho em folha dentro do diário, Boro não continuou a acompanhar os comentários dos críticos. Ele sabia muito bem que, sobre certas coisas, não era necessário buscar a verdade; era melhor deixá-las desaparecer na chuva.
Boro se arrumou, vestiu um traje formal e penteou o cabelo com rigor, deixando-o impecável.
Essa roupa fora comprada por Geoffrey para ele, dizendo que ele sempre participaria de ocasiões importantes e não poderia ficar pedindo roupas emprestadas, o que além de ser um incômodo, nunca servia direito.
Enfiando o colar de cruz sob a gola, Boro retirou a "Chave do Caminho Curvo" e abriu uma porta que dava para o Clube dos Imortais.
...
Boro empurrou a porta de madeira branca e o som cristalino de um sino ecoou, seguido por uma fragrância que o envolveu.
Era a primeira vez que Boro entrava naquela floricultura. As paredes eram pintadas de branco e, nas prateleiras de madeira, estavam dispostas flores de todos os tipos.
A garota ouviu o sino da porta e, como um duende, surgiu por entre as flores. Ao ver o rosto de Boro, Afia pareceu surpresa e encantada.
"Bom dia, Afia!"
Uma voz alegre soou. Palmer, com um braço sobre o ombro de Boro, apareceu logo atrás dele.
Após uma noite de bebedeira, Palmer pretendia dormir até a tarde, mas foi acordado logo cedo por Boro, que invadiu seu quarto e o arrastou até ali. Mesmo contrariado, Palmer não tinha como resistir ao seu parceiro de ação incansável.
"Palmer?" Afia ficou ainda mais surpresa.
Antes da chegada de Boro, o parceiro de Palmer era Church. Church claramente tinha algum interesse em Afia e, semanalmente, ia lá com Palmer comprar flores para se aproximar dela. Com o tempo, eles se tornaram próximos. No entanto, após Palmer se tornar um devedor, ele rompeu a parceria com Church e, exceto pela última vez em que veio procurar por ele, Palmer quase não aparecia mais ali.
"Vocês... se conhecem?"
Afia olhou para Boro e Palmer, lembrando-se de Church, que sempre vinha com Palmer. Ela percebeu que sua suposição no bar estava correta.
"Mais ou menos, somos colegas", disse Boro, estendendo a mão para se apresentar. "Boro Lázaro."
"Olá, prazer. Pode me chamar apenas de Afia."
Enquanto se apresentava, Afia não esqueceu de agradecer a Boro. "Muito obrigada pelo que fez no bar."
"Não foi nada. Os princípios que sigo não me permitem ficar de braços cruzados diante de tais situações." Boro parecia bem mais alegre, quase conversador.
Por outro lado, Palmer não tinha essa mesma impressão. Ele resmungava mentalmente: "Sorte que aqueles caras eram apenas arruaceiros. Se tivessem tentado algo pior, você teria tido a sorte de ver o sangue deles espirrar por toda parte, senhorita."
"O que vocês precisam?" perguntou Afia.
"Quero prestar uma homenagem a um amigo... Não entendo muito de flores, você poderia me ajudar a escolher?" pediu Boro.
"Claro, só um instante."
Afia virou-se e mergulhou no meio das flores, procurando algo adequado para Boro.
Boro e Palmer sentaram-se ao lado. Enquanto esperavam, Afia serviu-lhes café. O serviço tão atencioso deixou Boro até um pouco envergonhado.
Tomando o café, Boro achou aquele lugar muito agradável. Naquela cidade sombria, ainda havia um canto tão gentil.
Boro ficou absorto em pensamentos, mas logo se lembrou de algo. Levantou a palma da mão, onde, na noite de tempestade, ele havia gravado o nome dos pecadores. Porém, com o primeiro raio de sol, aqueles nomes haviam desaparecido.
Mas a memória de Boro ainda era muito boa; ele se lembrava daqueles nomes... ou melhor, do último nome.
Após matar Sandek, ainda restava um pilar de luz entre o céu e a terra, mas estava longe demais, fora do alcance de Boro. A identidade representada por aquele nome não era algo que ele pudesse caçar no momento.
Pensando nisso, Boro perguntou de repente: "Palmer, você conhece este nome? Servis Kogadel."
"Por que você está perguntando isso de repente?" Palmer assustou-se.
"Nada, ele também está na minha lista de caça... Mas, infelizmente, não conheço muito sobre esse nome."
Boro só conseguia deduzir pelo sobrenome que aquela pessoa pertencia à família real Kogadel, mas, fora isso, sabia pouco sobre a casa real ou sobre a história do Império Kogadel.
Como governantes diretos da Espada Secreta do Rei, a família real Kogadel sempre foi conhecida por seu mistério, e poucos conheciam o panorama completo da realeza.
"Lista de caça? Isso é uma pena."
Palmer conhecia a tal lista de Boro. Ele não a associava a demônios, mas acreditava que era apenas um entretenimento pessoal de Boro, parte de sua persona.
Todo assassino perturbado deveria ter uma lista de pecadores como aquela.
"Por que é uma pena?"
"É uma pena porque esse sujeito já morreu há muitos anos", Palmer sentiu-se triste pela escassez de conhecimento histórico de Boro. "Você não pode matar alguém que já morreu, pode?"
Vendo os olhos confusos de Boro, Palmer balançou a mão.
"Tudo bem, tudo bem. Essa história é um pouco secreta; hoje em dia, pouca gente sabe."
Diferente de Boro, um rapaz pobre que se alistou no exército para pagar a faculdade, Palmer, como herdeiro da família Klex, desfrutou desde cedo de uma educação de elite. Muitos segredos históricos, pouco conhecidos, eram para ele apenas conhecimentos básicos.
"O Rei do Primeiro Selo, Servis.
Ele foi o primeiro monarca do Império Kogadel e o ponto de partida da linhagem real. Agora, esse sujeito já morreu há centenas de anos; provavelmente, não resta nem cinza dele."
Palmer não entendia por que Boro mencionara esse nome de repente. Para o mundo, aquela era uma história completamente enterrada.
"O curioso é que, como primeiro rei, Servis parece ser tratado como um tabu dentro da família real Kogadel. Quase não há registros sobre ele no exterior; apenas nós, membros de sociedades secretas antigas, temos algum conhecimento."
Boro perguntou à pessoa certa. Segredos antigos como aquele só eram conhecidos por famílias extraordinárias igualmente antigas.
"Oh, é mesmo?" Boro assentiu, indicando que compreendera.
"Desculpe! Poderia me ajudar?" A voz de Afia veio de entre as flores.
"Já vou!" Palmer deixou o café de lado e saltou imediatamente.
Observando aquela figura animada, a expressão relaxada de Boro começou a se solidificar. Ele franziu a testa, encarando a própria palma da mão, enquanto pensamentos complexos colidiam em sua mente.
"Ele não mentiria para mim..."
Boro murmurou para si mesmo, dizendo palavras que ninguém mais podia entender.