Capítulo 49: Lua Nova (Peço votos para o mês)

Tijolos de Tang Filho e Dois 3533 palavras 2026-04-02 06:04:51

Não sei bem a partir de quando, mas a casa parece ter ganhado mais duas moradoras. Ao sair pela manhã, Yun Ye sempre encontrava Xin Yue sorridente, e a cesta de Xiao Qiu trazia sempre alguns bolinhos de feijão-mungo de que ele tanto gostava. Cumprimentavam-se apressadamente e seguiam seus caminhos, sem que nada parecesse fora do normal.

Na hora do almoço, o cozinheiro da família Yun sempre trazia as refeições pontualmente. Esse era também o momento crucial para as conversas entre os velhos mestres e Yun Ye. Depois de abandonar o antigo preceito de que não se deve falar durante as refeições, os mestres pareciam notar que o próprio apetite só fazia crescer.

Assim que terminavam de comer e se preparavam para discorrer longamente sobre diversos assuntos, surgia uma mulher de vestido verde, servindo a todos um chá perfumado na infusão exata, o que lhes arrancava elogios uníssonos, antes de retirar-se recatadamente com o rosto coberto.

No pátio, ninguém mais tomava sopa de óleo, o que deixava Zhao Yanling bastante ressentido; apenas quando ficava sozinho é que ele preparava uma xícara para si, saboreando as nuances e o prazer da infusão.

Xin Yue brincava de jogar bola com a pequena Ya no pátio dianteiro, e ambas pareciam muito felizes.

Junto com a tia, Xin Yue discutia a confecção de doces na cozinha, e as habilidades culinárias da mansão Yun evoluíam rapidamente.

No jardim, Xin Yue costurava roupas ao lado da tia, trocando ideias frequentemente, o que rendeu a Yun Ye um magnífico roupão de brocado de Sichuan, extremamente chamativo.

Nos aposentos internos, Xin Yue conversava com a avó, arrancando-lhe gargalhadas constantes com assuntos desconhecidos, num clima de aparente harmonia perfeita.

Até que, certo dia, ao perceber que seu bule estava vazio, Yun Ye chamou Yi Niang para trocar a água quente. No entanto, quem ergueu a cortina de bambu foi Xin Yue, que, com o rosto ruborizado, substituiu a água para o espantoso Yun Ye e retirou-se rapidamente. Através da cortina de bambu, era possível vislumrar relances de sua bela silhueta cruzando o pátio, acompanhada pela risada de Yi Niang.

Yun Ye não se surpreendia com o fato de Xin Yue ter conquistado todas as mulheres da casa, grandes e pequenas; o que o intrigava era a rapidez com que o fizera. Parecia que o nível de vigilância das mulheres da residência havia decaído drasticamente. Onde estariam a empáfia da tia, a acidez da madrasta e a astúcia milenar da avó?

Ainda ontem a vira empurrando o balanço com Xiao Dong com todo o entusiasmo, até que, no fim, Xiao Dong desenterrara doces escondidos na terra para oferecer a Xin Yue. Só o fato de ela ter conseguido convencer Xiao Dong a confiar-lhe seus esconderijos secretos de comida fazia com que Yun Ye sentisse a mansão Yun envolta em uma sombra colossal — uma sombra cuja silhueta lembrava perigosamente a de Xin Yue.

O jantar na mesa principal tornou-se impossível. Uma frota de mulheres cercava Xin Yue: uma lhe oferecia um pedaço de frango, outra lhe servia uma concha de sopa. Isso deixou Yun Ye, que normalmente desfrutava de tal tratamento, furioso. Sua tigela estava vazia havia tempos, mas ninguém lhe dava atenção, até que a pequena Ya colocou um osso de frango em sua tigela, dizendo que não conseguia mastigá-lo e pedindo que o irmão o comesse.

Decidido a não se curvar à comida servida por orgulho, o jovem marquês largou os pauzinhos e planejou ir à cozinha forrar o estômago, mas mal sabia que o local estaria tão movimentado, repleto de criados e criadas.

Xiao Qiu comia junto com os servos, cada um abraçado a uma tigela descomunal — daquelas maiores do que a própria cabeça —, abarrotada de arroz e coroada de iguarias, comendo de cabeça baixa com indisfarçável deleite. Pareciam perfeitamente à vontade, até mais do que em sua própria casa.

Não havia como sustentar tanta humilhação. Massageando o estômago entre a fome e a saciedade, o marquês Yun cambaleou de volta ao pátio com um ar miserável.

Os velhos, sem ter o que fazer, refrescavam-se sob a sombra das árvores, vestindo camisas e shorts curtos, chinelos de sola de madeira nos pés, balançando preguiçosamente nas espreguiçadeiras com as pernas cruzadas e abanando-se com leques de palha. Sobre banquinhos baixos repousavam pequenos bules de chá; após conversarem muito, pegavam o bico do bule diretamente com a boca para um gole. Se entoassem mais dois versos de ópera de Pequim, Yun Ye juraria ter sido transportado para a capital.

— Sendo tão jovem, não venha se misturar com os velhos. Vá procurar sua própria diversão — resmungou alguém, expulsando-o antes mesmo de se aproximar, como se fosse um cão.

Foi então procurar Sun Simiao. O respeitável ancião ainda não havia confirmado sua mudança definitiva para a propriedade. Aproveitando o ócio, pensou em conversar com ele para tentar convencer o velho taoísta a fixar residência ali.

Conforme os últimos raios de sol esgueiravam-se para o interior do quarto de Sun Simiao, um forte odor medicinal impregnava o ar, fazendo os olhos arderem. Ao entrar, Yun Ye mal teve tempo de dar dois passos e fugiu de volta. Sem saber o que o velho mestre aprontava desta vez, aguardou um pouco até que Huo Zhu também disparasse para fora, com o rosto banhado em lágrimas e uma expressão lastimável. Muito tempo depois, Sun Simiao emergiu sem pressa, resmungando:

— Falhei de novo...

— O que o doutor está fazendo para causar tanto alvoroço? — perguntou Yun Ye, curioso, sentindo que até mesmo o ambiente daquela propriedade começava a escapar de sua compreensão. Havia gente muito excêntrica ali; por exemplo, Sun Simiao vasculhara todos os tipos de ervas medicinais na tentativa de recriar o pó estancador que Yun Ye possuía, afirmando estar prestes a obter sucesso.

O mestre Lishi, sempre que tinha tempo livre, circulava obsessivamente ao redor daquele grande osso, recusando-se a responder perguntas e irritando-se com quem ousasse insistir. Alunos já haviam relatado que o mestre Lishi andava comendo os fragmentos de ossos de dragão em segredo, além de desenhar clandestinamente várias formas ósseas, como se estivesse prestes a ascender aos céus.

O mestre Yuanzhang, por sua vez, vinha sondando repetidamente, de forma dissimulada, sobre a lendária Cidade de Jade Branco, questionando timidamente se haveria alguma possibilidade de ele próprio visitar tal lugar.

O grandalhão Yuchi havia revirado a encosta dianteira do morro de ponta cabeça, alegando que construiria ali uma fortaleza para manobras militares, preparando-se para um duelo mortal com Duan Meng.

Já Li Tai agora gostava de amarrar pedras a pedaços de tecido e lançá-las ao ar, observando os pequenos paraquedeiros improvisados trazerem o peso de volta ao solo lentamente. Começara com pedras minúsculas, progredindo para blocos de meio quilo, um quilo, cinco quilos... Ontem mesmo vira os guardas de Li Tai carregarem penosamente uma rocha de mais de cinquenta quilos até o penico da Águia...

Sun Simiao ignorou completamente a pergunta de Yun Ye — ou melhor, parecia nem sequer notar sua presença —, batendo os pés e mergulhando de volta no laboratório.

Quem mandou inventar moda!

Já que ninguém lhe dava atenção, Yun Ye rumou para a cozinha do pátio e exigiu que o cozinheiro lhe entregasse o melhor corte de carne de carneiro. Sobre um braseiro de barro vermelho usado para ferver água, instalou uma pequena panela, decidido a preparar um *hot pot* mongol para si mesmo, acompanhado de tofu, verduras e alguns cogumelos silvestres colhidos na montanha. Não convidaria ninguém; jantaria sozinho. Já que seu dia estava arruinado, ele provaria que era capaz de devorar aqueles dois quilos e meio de carne sozinho.

Debaixo da cama havia vinho de uvas guardado — roubado da casa de Li Xiaogong —, armazenado até a borda em um cantil de cobre e mantido submerso na água fresca do poço para atingir a temperatura ideal.

Como não apreciava caldos claros de carneiro, optou por uma base picante com óleo vermelho. O cozinheiro entregou as fatias de carne cortadas com esmero translúcido, cebolinhas picadas finamente, verduras de um verde vívido que abriam o apetite, tofu macio cortado em tiras, além de pastas de alho e molhos variados. O jovem marquês pretendia mimar-se como merecia.

Mas os caprichos do destino são imprevisíveis. Bem quando o marquês se preparava para dar a primeira garfada, Li Tai irrompeu pela porta com ímpeto, berrando plenos desesperos:

— Acabou! Tudo acabou! — com uma expressão verdadeiramente desolada.

No entanto, no segundo seguinte, ao deparar-se com a panela fumegante, esqueceu instantaneamente as próprias mágoas, sacou um par de pauzinhos de prata do peito e mergulhou-os avidamente no caldo.

— O que aconteceu para vir correndo assim? — questionou Yun Ye, temeroso de que algum acidente tivesse ocorrido com as rudimentares máquinas de engenharia.

— Faltaram tijolos e telhas! O ritmo está rápido demais e a olaria não consegue acompanhar. O cimento que você mandou fabricar também está quase esgotando. Já empilhamos todas as pedras, mas faltam os materiais da fornada. O cimento ainda dá para resolver triturando e moendo mais, mas os tijolos não têm jeito; daqui a três dias teremos que paralisar as obras! — Li Tai explicou gaguejando, enquanto soprava a carne escaldada que acabara de pescar, com os olhos fixos na fervura.

A olaria da família Yun havia se tornado um ponto de fascínio desde que um oleiro desatento acidentalmente produzira louça vidrada, recebendo um prêmio generoso do patriarca. A partir de então, artefatos bizarros passaram a surgir regularmente das fornalhas. As prateleiras de antiguidades no quarto de Yun Ye estavam repletas de pedras de formatos estranhos; havia uma, em especial, que, após ser cozida até esfarelar, triturada e misturada com água, endurecia em questão de horas da noite para o dia. Yun Ye logo deduzira tratar-se de cimento rudimentar. Após centenas de testes para padronizar a fórmula, a produção em larga escala finalmente começara. Contudo, o processo exigia triturar rochas imensas e moê-las finamente em moinhos de pedra. Era justamente nisso que residia a confiança de Yun Ye para construir habitações de alvenaria.

Quando Yun Ye voltou a si, percebeu que Li Tai já comia com tanta avidez que afrouxava o próprio cinto. A maior parte da carne do prato havia desaparecido, assim como as verduras e o tofu. Quem agora devorava o que restava sobre a mesa era Li Ke, que surgira do nada.

— Vendo que o senhor marquês parecia absorto em pensamentos e lembrando que Xiao Tai ainda não havia jantado, convidei-o para compartilhar esta iguaria. Isto sim é comer de verdade! Finalmente estou tendo uma refeição decente, e não sobras — justificou-se Li Ke com a maior naturalidade, ignorando completamente o olhar faiscante de pura ira que Yun Ye lhe lançava.

Li Tai, ocupado pescando outro pedaço de carne, chegou a erguer o polegar para elogiar o altruísmo do terceiro irmão.

Deixe para lá. Claramente aquele não era um dia propício para refeições tranquilas. Quando Li Tai terminou de consumir o último fragmento de carne, os três deixaram o aposento. A brisa fresca da noite varreu os últimos vestígios de frustração de Yun Ye. Do alto da colina, o rio Dongyang ostentava águas verdejantes e reluzentes, em cujas margens dezenas de edifícios de três pavimentos erguiam-se imponentes; embora apenas as estruturas estivessem prontas, a escala da obra já impressionava qualquer um. O barulho ensurdecedor do canteiro de obras finalmente cedera lugar ao silêncio, e colunas finas de fumaça subiam dos vales onde os operários preparavam o jantar. Certamente, após um dia extenuante de trabalho, ao segurarem suas tigelas de arroz, eles conseguiriam esquecer por instantes a ameaça daquela calamidade terrível.

— Ye-zi, esta é a coisa mais útil que já fiz em toda a minha vida — disse Li Ke, enternecido. — Viver para ver edifícios e salões magníficos erguerem-se do chão pelas minhas próprias mãos... Você não faz ideia de quão feliz isso me deixa. Conheço os materiais necessários para cada cômodo e consigo prever quando cada construção será concluída. Só eu sei o quão espetaculares e belos estes prédios serão quando estiverem prontos. Já ficou combinado: você tem que me reservar um edifício! O outono em Yushan é a estação mais bonita, e pretendo trazer minha mãe para passar uns dias aqui, para que ela também possa se alegrar.

— Hmph, sonhe acordado! Estes imóveis têm destinações certas. No próximo ano iniciaremos um processo seletivo em larga escala; não teremos menos de mil alunos e uma centena de professores. Já me preocupo se haverá espaço suficiente, quanto mais sobrando para você!

— Por acaso só porque comi um pouco da sua comida você precisa ser tão mesquinho? Posso pagar por isso, se for o caso! — retrucou Li Ke, indignado e furioso.

Ignorando as birras do pequeno príncipe, Yun Ye puxou Li Tai de volta. O portão do pátio estava animadíssimo: o casal Huang desmontava sua barraca com sorrisos largos, demonstrando que o lucro do dia fora excelente. Os velhos mestres retornavam de sua caminhada à beira do rio conversando alegremente, enquanto os estudantes corriam e brincavam na entrada. Zhao Yanling discutia com os letrados locais sobre a arquitetura ribeirinha, expressando altas expectativas.

Yun Ye atravessava a multidão com um sorriso no rosto, pronto para recolher-se aos seus aposentos, quando ouviu alguém chamá-lo:

— Senhor Yun!

Ao virar-se, deparou-se com Xin Yue. Envergonhada, ela segurava uma caixa de comida e, após hesitar constrangida por um bom tempo, acabou enfiando o objeto nas mãos de Yun Ye, murmurando timidamente:

— O senhor não jantou direito, então preparei alguns pratos especiais. Por favor, experimente...

Dito isso, cobriu o rosto com as mãos e fugiu correndo.

Um coro de uivos e assobios travessos ecoou entre os estudantes no pátio, enquanto os velhos mestres sorriam balançando a cabeça e o casal Huang contemplava a cena com expressões de profunda bênção.

— Droga! — berrou Yun Ye mentalmente em desespero. — Como fui esquecer que as moças de Sichuan são famosas por sua ousadia? Com toda essa confusão, como é que eu ainda vou conseguir me casar com outra?!