Capítulo cento e vinte e nove: Os Três Reinos em Caos
Página (1/3)
Montado no peixe-vela, Bian Tianci sentia uma velocidade que jamais experimentara; para ele, aquela sensação era inédita e absolutamente revigorante. Xiaochi, por sua vez, estava em total alvoroço, correndo da cabeça à cauda, equilibrando-se nas barbatanas e inventando todo tipo de travessura.
A velocidade era tamanha que exigia a concentração máxima de Bian Tianci. O que havia no fundo do mar tornava-se um borrão indistinguível; ele experimentava, na prática, o que significava algo passar num piscar de olhos.
Isso lhe trouxe à memória os tempos em que sua avó adoeceu. Naquela época, seus pais trabalhavam longe, e ele vivia com os avós. Certa noite, a avó teve uma febre altíssima. O avô chamou o médico prático do vilarejo, que aplicou uma injeção antitérmica, mas a febre não baixava. O avô chorou de desespero várias vezes. Afinal, a vida do casal de idosos nunca fora fácil, e vê-la naquele estado despertava nele um medo profundo.
Quando o médico retornou pela segunda vez, examinou os olhos e a boca da avó e recomendou que a levassem à cidade, pois não conseguia diagnosticar a causa e o caso não podia esperar; era preciso levá-la ainda naquela noite.
A maioria dos jovens do vilarejo havia partido em busca de trabalho, restando apenas idosos e crianças. A pesada tarefa de levar a avó ao hospital municipal recaiu sobre os dois. Ele se lembrava claramente daquela noite: o avô puxava o carrinho de mão na frente, e ele empurrava atrás. Durante todo o caminho, o avô falava com ele a cada instante, temendo que o neto sentisse medo.
Bian Tianci sentia medo, sim. O céu estava coberto por nuvens densas que ocultavam o brilho da lua e das estrelas, tornando a noite ainda mais sombria. Eles caminhavam aos tropeços pela estrada de terra irregular, e o som distante do pio de uma coruja acrescentava um toque de mistério e horror à escuridão.
Contudo, ao olhar para a silhueta curvada do avô à frente e ouvir os lamentos da avó no carrinho, causados pelo sofrimento da febre, aquele medo e aquele pavor foram sendo gradualmente substituídos por amor e compaixão. Sempre que o avô perguntava, ele respondia corajosamente: "Vovô, não tenho medo. Onde estão o senhor e a vovó, ali é o meu lar. Nunca ouvi dizer que alguém sinta medo dentro da própria casa."
O avô sorriu com as palavras de Bian Tianci, embora sentisse o coração apertado; aquele neto era tão doce que chegava a comover. Felizmente, chegaram a tempo. Tratava-se de uma inflamação interna causada por um problema gástrico; se tivessem demorado mais, o estômago dela teria sido gravemente danificado.
Agora, pensando bem, se naquela época eles tivessem um peixe-vela, teriam chegado ao hospital num instante, sem que a avó precisasse sofrer tanto e sem que o avô tivesse que fazer tamanho esforço.
Página (2/3)
Uma vez aberta a caixa de memórias, pessoas e eventos surgiam como cenas de um filme.
Isso o fez lembrar do tempo em que esteve no inferno; não tivera a chance de verificar a situação de sua ex-namorada. Embora houvesse um certo pesar, o ressentimento em seu coração diminuíra bastante. Às vezes, ele pensava que, durante todo o relacionamento, ela também lhe dera muito calor e momentos de ternura. Acreditava que, naqueles momentos felizes, ela fora sincera, e isso, na verdade, já bastava.
Guardar as lembranças boas permite que você viva com gratidão; guardar as más, leva a uma vida de amargura. O destino de quem segue cada um desses caminhos é terrivelmente diferente.
Não sabia como estaria o Bodhisattva Ksitigarbha agora. Ele tinha ido embora, deixando uma pilha de problemas para trás. Não sabia se o Bodhisattva conseguiria lidar com a situação, afinal, ele teria de enfrentar o Imperador de Jade, o governante dos Três Reinos. Bian Tianci sentiu uma ponta de preocupação por ele.
Desde que deixara Bian Tianci partir, o Bodhisattva Ksitigarbha partira em peregrinação e ninguém conseguia encontrá-lo. O Bodhisattva, de fato, não sabia como enfrentar o caos que se instalara. Se a investigação chegasse até ele, seus planos poderiam ir por água abaixo. Ele até se arrependia de ter deixado Bian Tianci escapar; era uma confusão grande demais para gerenciar, considerando que o oponente era o Soberano dos Três Reinos.
O Imperador de Jade tornara-se um deus insano e irracional. Ao observar as mudanças diárias no Caminho Celestial, sua ansiedade e inquietude cresciam. O Vinho Imortal de Hongmeng era uma oportunidade única, e vê-la escapar bem diante de seus olhos o levava a questionar se o seu tempo estava chegando ao fim e se ele teria de passar por um novo ciclo de reencarnação. Só de pensar, sentia um arrepio; ele não queria, de forma alguma, entrar no ciclo de reencarnação novamente.
Em meio ao medo constante, seu estado mental tornou-se distorcido. Ele ordenou que os Três Reinos fossem revistados duas vezes, sem encontrar qualquer pista. A terceira busca estava prestes a começar, e o Rei Celestial Li (Li Jing) já estava à beira de um colapso. Ele se arrependia de não ter intervindo antes, e agora tinha de limpar toda aquela bagunça.
Limpar a bagunça não era o problema; o verdadeiro medo era a fúria do Imperador de Jade. Ser esculachado repetidas vezes era uma humilhação insuportável, algo que o fazia desejar a morte. O Imperador de Jade, por sua vez, vivia à altura de sua reputação: era capaz de desenterrar todas as vergonhas de alguém ao longo de milhões de anos para humilhá-lo. Era um tormento pior do que qualquer punição física.
Todos os que demonstravam qualquer sinal de mudança nos Três Reinos eram detidos, mas, após interrogatórios exaustivos, não se chegava a resultado algum. O Imperador de Jade deu uma ordem inflexível para uma terceira busca abrangente; se nenhuma pista fosse encontrada, ele faria uma limpeza geral no círculo dos deuses. Se qualquer anomalia fosse detectada, o culpado pagaria com sua fúria.
Página (3/3)
Se após a terceira busca nada de útil fosse encontrado, o Rei Celestial Li não teria outra opção senão pedir aposentadoria e voltar para sua terra natal; caso contrário, não conseguiria enfrentar o Imperador de Jade, esse ser ácido e impiedoso, e acabaria morrendo de tanto ser destratado.
O submundo, por sua vez, tornara-se um caos absoluto. Os Dez Reis do Inferno viviam em pânico constante. De fato, houve anomalias no submundo, mas como não foram reportadas de imediato, após duas rodadas de buscas, denunciá-las agora seria visto como um crime de lesa-majestade.
A oportunidade de captura já havia passado; falar sobre isso agora era o mesmo que pedir para morrer. Os Dez Reis do Inferno, sem ânimo para lidar com os assuntos do submundo, delegaram os julgamentos ao famoso ébrio, o Juiz Cui. O resultado foi um desastre: ele passava os dias tonto ou completamente embriagado.
Como ele poderia presidir os assuntos da reencarnação? No entanto, a reencarnação era um processo com momentos determinados. Os subordinados do Juiz Cui, para não cometerem o crime grave de atrasar as reencarnações, decidiram agir por conta própria.
Foi aí que tudo desandou. Aqueles que deveriam reencarnar como humanos para desfrutar de uma vida boa eram jogados diretamente no Reino Animal, transformados em cães. Assassinos que deveriam ser enviados ao décimo oitavo nível do inferno eram reencarnados como imperadores no mundo humano, desencadeando ondas de violência e derramamento de sangue.
Eventos desse tipo aconteciam sem parar, o que aumentava a dificuldade das investigações do Rei Celestial Li, pois havia muitas ocorrências estranhas no destino das almas. Prenderam muita gente, mas todo o interrogatório revelou-se um esforço inútil.
Os Três Reinos, devido ao desaparecimento do Vinho Imortal de Hongmeng, caíram em desordem total. Os deuses viviam sob constante tensão, temendo que um pequeno erro resultasse em serem banidos para o mundo mortal e forçados à reencarnação. O submundo nem se fala: com um alcoólatra no comando, só havia descalabros. Já no mundo humano, a situação era ainda pior, com cada vez mais tiranos e vilões ocupando o poder após reencarnarem, resultando em miséria e cenas devastadoras em toda parte.