Capítulo 150: Delírio de perseguição
Han Jue era um ser humano que, legalmente falando, já era adulto há muito tempo, e também era um ser humano que não escondia seu egoísmo. Portanto, a menos que fosse necessário, ele não tentava mudar a opinião dos outros.
[Ouve-se muito conselho, mas continua-se vivendo mal esta vida.]
[Ouviram-se muitas lições, mas ainda se cai no mesmo buraco.]
Quando alguém possui suas próprias convicções fixas, por mais que os outros digam, nada se compara a fazer com que a própria pessoa veja com os próprios olhos para crer.
Han Jue, que já não era mais nenhum jovem, havia passado há muito tempo da idade de dizer aos outros: "Você deveria agir assim, e não assado".
Diante da ideia de Shiman, que estava aterrorizada com a possibilidade de pegar tétano e, no pior dos casos, morrer, ou na melhor das hipóteses, ter um membro amputado, Han Jue achava que a solução mais prática e que exigia menos esforço era levá-la ao hospital.
O próprio Han Jue sofria de um leve "transtorno de delírio persecutório", então, naturalmente, ele não reprovava o exagero de Shiman.
Han Jue compreendia perfeitamente aquela sensação incômoda de ter um espinho entalado na garganta.
Vendo a expressão de Shiman, como se estivesse prestes a morrer, Han Jue pensou que, mesmo que ele não a levasse, aquela boba acabaria indo sozinha de qualquer maneira.
Sendo assim, era melhor não gastar saliva e guardar as energias para caçoar de Shiman um pouco mais tarde, o que seria muito mais divertido.
Então, ele a acompanhou ao hospital.
Ao chegarem lá, a reação do médico não fugiu ao roteiro habitual.
Com uma delicadeza extrema, o médico explicou a Shiman que ela estava imaginando coisas.
— Tem certeza de que não há problema? — Shiman mostrou o ferimento ao médico e, imediatamente em seguida, envolveu-o novamente com um lenço de papel para evitar que entrasse em contato com o ar. Insegura, ela continuou: — Mas sinto que esta minha mão, a que sangrou, está dormente.
Sem desviar os olhos da tela do computador, o médico continuava a digitar rapidamente o registro clínico de Shiman e, com um olhar entediado, respondeu:
— Ora, faça-me o favor. Tire a luva da outra mão, vá lá fora congelar no frio por algumas dezenas de minutos e depois volte para uma sala com ar-condicionado para ver o que acontece.
— Mas eu fui cortada por metal...
— Que metal?
— A aba de uma latinha de refrigerante.
O médico soltou um "hum" e não respondeu mais nada.
Acreditando que o médico havia percebido seu erro de diagnóstico, Shiman ficou radiante de alegria e esperou pacientemente que ele lhe desse uma nova avaliação.
Contudo, até que o médico terminasse de digitar e devolvesse o cartão de atendimento, ele não pronunciou mais nenhuma palavra.
"Acabou?", pensou Shiman, julgando que aquele médico devia ser um charlatão.
Han Jue revirou os olhos. Em seu íntimo, achava que aquele médico estava sendo excepcionalmente gentil por não tratar Shiman como alguém que estava ali para arruinar o consultório, causar confusão ou tentar extorquir dinheiro. Provavelmente devia ser o médico modelo daquele hospital, não é?
O médico, questionado abertamente por Shiman, não se irritou; manteve a atitude serena e, sorrindo, disse:
— Seu raciocínio é minucioso, mas falta-lhe um pouco de visão estratégica.
Em seguida, mediu uma distância com o polegar e o indicador, pensou por um instante, recolheu os dedos e abriu os braços, esticando a distância entre a mão esquerda e a direita.
— Visão estratégica? — Shiman inclinou a cabeça, intrigada.
Como não entendeu, olhou em busca de socorro para Lin Qin e Han Jue, que observavam a cena encostados na parede.
Lin Qin refletiu por um segundo e traduziu:
— Significa que você é muito fofa.
— Significa que você é uma completa idiota — disse Han Jue casualmente, olhando para um cartaz na parede enquanto traduzia.
Shiman olhou fixamente para Han Jue, que respondeu acenando com a cabeça.
Em seu coração, ele sentia uma saudade imensa dos tempos em que podia criticar Shiman sem restrições. Como pôde cair na situação atual de ter que pegar carona na língua afiada dos outros?
O médico lançou a Han Jue um olhar de apreciação e, em seguida, assentiu para Shiman com um ar de grande mestre. Só faltava uma barba.
Tomada pela vergonha e pela raiva, Shiman sentiu uma vontade enorme de estrangular aqueles dois cretinos.
Com um bico nos lábios, ela se levantou, agradeceu ao médico de maneira extremamente seca e preparou-se para abandonar aquele antro de confusão.
Ao passar por Han Jue e notar que ele ainda trocava olhares de cumplicidade com o médico, Shiman, consumida pela fúria, desferiu um soco na barriga de Han Jue.
Divertir-se com a cena, Lin Qin olhou para Han Jue, que segurava o abdômen, balançou a cabeça e, usando um antigo provérbio chinês, pensou que quem procura a própria desgraça não merece piedade.
Lin Qin acompanhou Shiman e concluiu que, mesmo sob as lentes das câmeras, andar com aqueles dois era como assistir a um programa de variedades; valia totalmente a pena ter aceitado a missão de cobertura.
— Já vão embora? Não querem dar uma voltinha? — Han Jue seguiu o passo das duas, ajeitando a jaqueta de plumas e provocando um som de atrito, tentando retê-las com o tom de um vendedor insistente.
Lin Qin franziu o cenho, confusa:
— Isto aqui é um hospital, não é? E ainda por cima é tarde da noite. Por que alguém passearia em um hospital?
Shiman comentou com uma expressão esquisita:
— É mesmo, por que passearíamos aqui? Só alguém com problemas mentais passearia em um hospital.
Parecia até que estava xingando alguém.
Han Jue também achava que sugerir um passeio pelo hospital de repente era um tanto estranho, então coçou a nuca e justificou:
— Eu fiz isso só para descontrair... Mais tarde, quando forem gravar o programa, poderão dizer que, quando estão sãs, gostam de passear no hospital à noite. Quem ouvir vai ficar boquiaberto e perguntar o porquê... Ei, não vão embora.
Lin Qin e Shiman afastaram-se de braços dados, sem olhar para trás.
— Esperem por mim, vou ao banheiro — gritou Han Jue para elas. Pensou com seus botões que quem não ouve conselhos acaba sofrendo as consequências, e que mais cedo ou mais tarde elas se arrependeriam.
A proposta de Han Jue para dar uma volta pelo hospital não era apenas uma brincadeira.
Aproveitando a ida ao local, ele pretendia fazer um reconhecimento de terreno.
Em sua vida passada, embora o sistema médico chinês tivesse seus problemas, em comparação global, ele apresentava vantagens consideráveis, especialmente no que dizia respeito aos preços acessíveis dos tratamentos.
Han Jue lembrava-se de que, ao viajar para os Estados Unidos, perguntara a um amigo residente o que era preciso ter em mente, e o amigo lhe respondera: cuidar bem do passaporte e não adoecer.
Não adoecer porque, sem um plano de saúde, uma simples consulta para um resfriado acompanhada de soro fisiológico resultaria em uma conta de vários milhares ou até dez mil dólares.
Como a China atual era tão desenvolvida, aquele caipira do Han Jue sentia-se extremamente inseguro, morrendo de medo de que sua condição de pobre endividado o impedisse de arcar com os custos de uma doença. Ele queria verificar se sua carteira seria suficiente para sustentar uma eventual enfermidade.
Por ter acompanhado Shiman, uma herdeira rica que pagava tudo com cartão, ele não conseguira obter nenhuma informação. Teria que voltar sozinho outra hora para investigar de forma clandestina.
Han Jue dirigiu-se ao banheiro e, diante da limpeza e amplitude do espaço, desfrutou de uma experiência agradável, embora sua mente estivesse bastante pessimista.
Enquanto lavava as mãos na pia, olhou para o espelho e viu uma figura de aparência discreta caminhando em sua direção.
Essa discrição não significava que a pessoa se vestia como uma celebridade tentando esconder-se do público com o corpo todo coberto; referia-se a vestimentas de cores sóbrias, roupas gastas, além de um penteado e uma fisionomia totalmente comuns.
Sua pele era escura e rugosa, e sua expressão parecia carregar um ódio profundo, não lembrando em nada alguém que levava uma vida próspera.
O olhar daquela pessoa vagava incessantemente ao redor.
"Policial à paisana? Jornalista? Assassino?", Han Jue especulou instintivamente em seu íntimo.
Terminando de lavar as mãos, Han Jue não teve pressa em sair; puxou um papel toalha da parede ao lado e secou cuidadosamente as mãos.
Aquele indivíduo passou por suas costas.
Han Jue e o homem trocaram um olhar através do espelho.
Nada aconteceu.
O homem entrou diretamente no banheiro masculino.
Han Jue fixou o olhar nas costas do indivíduo, examinando-o minuciosamente dos pés à cabeça.
Uma das mãos do homem permaneceu enfiada no bolso do casaco de plumas, enquanto o bolso fino da calça estava estufado, contendo um objeto alongado cujo formato lembrava um chiclete, um batom, um carimbo, um canivete automático, um canivete suíço ou uma borboleta...
"Não me diga que veio causar confusão médica?", conjecturou Han Jue, imaginando se não seria aquele mesmo médico que havia atendido Shiman, o qual, tendo sido ofendido e sendo pouco articulado, voltara para casa remoendo a humilhação e agora retornava para se vingar.
"Um fugitivo da justiça? Hum, também é possível..."
Criando teorias e inventando histórias em sua mente, Han Jue jogou o papel fora e caminhou lentamente para a saída.
Ao chegar à entrada do hospital, encontrou Shiman e Lin Qin celebrando o fato de Shiman ter escapado da morte e recuperado a vida, decidindo animadamente encontrar uma confeitaria e comer vários doces para aumentar a sensação de felicidade.
Ao notar a expressão solene de Han Jue, Lin Qin olhou de soslayo para o pulso vazio e respondeu com um ditado popular de sua terra natal:
— O estômago das mulheres para doces é diferente do estômago para a comida.
— Exatamente, exatamente — concordou Shiman entusiasmada. — Além do mais, comer doces fofos não faz mal nenhum.
Han Jue nem se deu ao trabalho de discutir com elas.
— Vão vocês, então. Vou dar uma olhada... em uma livraria para comprar alguns livros antes de voltar para casa — pensou que se despedir ali seria ótimo, pois assim teria a oportunidade de explorar o hospital.
Shiman e Lin Qin acenaram em despedida para Han Jue e caminharam em direção ao estacionamento.
Han Jue retornou ao interior do hospital, pretendendo observar as roupas e a aparência dos pacientes para avaliar aproximadamente a situação econômica daqueles que buscavam atendimento.
Enquanto enfiava as mãos nos bolsos para se aquecer, lembrou-se de que havia esquecido suas luvas no carro de Lin Qin.
Deu meia-volta e correu para fora.
Assim que chegou à entrada, viu o carro de Lin Qin passar calmamente a pouca distância à sua frente.
Não lhe restando alternativa, Han Jue observou com resignação o veículo afastar-se e soltou um suspiro.
Justo quando estava prestes a virar-se, notou uma van aproximando-se silenciosamente, deslizando devagar.
O veículo movia-se em marcha reduzida; mesmo com um longo trecho livre de obstáculos ou pedestres à frente, a van continuava vagarosa.
Quando Han Jue reparou nela, o carro ainda não havia passado por ele. As instalações de iluminação daquela seção do hospital eram eficientes e, com a rua perfeitamente iluminada, Han Jue conseguiu distinguir os ocupantes através do para-brisa.
Ao volante estava um jovem de roupas pretas e boné, com a expressão indistinta.
E o passageiro ao lado?
"É aquele mesmo do banheiro", jurou Han Jue, confiando em sua acuidade visual que não havia sido prejudicada na infância por eletrônicos e livros; aquele indivíduo era exatamente o protagonista das histórias que ele havia imaginado momentos antes.
Como havia criado cenários cinematográficos tendo aquele homem de meia-idade como base, a imagem não se apagou rapidamente; pelo contrário, a impressão permanecia vívida.
O protagonista de sua imaginação instigava o jovem motorista com urgência, segurando uma câmera em uma das mãos e apontando para a frente com a outra.
"O que diabos estão fazendo?"
Han Jue virou a cabeça e franziu o cenho abruptamente.
O carro de Lin Qin fez uma curva suave na entrada do hospital e sumiu de seu campo de visão.
*Vrum —*
Antes que Han Jue virasse o rosto de volta, ouviu a van acelerar bruscamente, reduzindo a velocidade apenas ao aproximar-se da curva, onde também desapareceu.
Parado no mesmo lugar por um instante, Han Jue disparou em direção à entrada do hospital.
— Merda!
A velocidade de corrida de Han Jue era consideravelmente alta e, embora houvesse muitas pessoas ao redor, ele não reduziu o ritmo.
O motivo principal era que os transeuntes, ao verem sua vestimenta, supunham que fosse um ladrão e olhavam para trás, aguardando que alguém gritasse pedindo socorro.
Enquanto corria, Han Jue tirou o celular do bolso para tentar contatar as duas.
Ele chegou a cogitar a hipótese de serem jornalistas ou paparazzi.
Contudo, essa possibilidade foi logo descartada por ele.
Pois, ao trocar olhares com aquele homem de meia-idade no banheiro, Han Jue percebeu claramente que o indivíduo não o conhecia de jeito nenhum!
"Espero que sejam apenas paparazzi."
Han Jue consolou-se com esse pensamento, mas seu ritmo não diminuiu nem um pouco.
Para alguém com "transtorno de delírio persecutório", "uma suspeita" e "nove suspeitas" tinham exatamente o mesmo peso.
"Droga, tomara que seja um alarme falso, igualzinho ao daquela boba."
Ao alcançar a rua e perceber que a van havia se misturado ao tráfego a ponto de sumir de vista, Han Jue discou o número de Shiman enquanto tentava interceptar um táxi para segui-los.
— Alô, tio? — Shiman atendeu, com o volume da música ao fundo diminuído.
— Escutem, prestem atenção para ver se há alguma van seguindo vocês — disse Han Jue.
— Uma van? Seguindo a gente? — Shiman olhou para Lin Qin, surpresa.
Sentada ao volante, Lin Qin ouviu a dúvida da colega e lembrou-se imediatamente de que, desde de manhã e durante o trajeto até o hospital, uma van a havia perseguido como uma sombra persistente.
— Uma van? Não sei se é a mesma que está grudada em mim desde de manhã — disse Lin Qin calmamente, dirigindo enquanto lançava um relance rápido pelo retrovisor. — Devem ser paparazzi.
Contudo, na escuridão da noite e em uma área comercial movimentada, o retrovisor refletia apenas um mar de faróis brilhantes.
— Droga. — Ao ouvir as palavras de Lin Qin, o olhar de Han Jue tornou-se ainda mais gélido.
Se estivessem fotografando Shiman, até seria plausível pensar em paparazzi; no entanto, perseguir Lin Qin desde a manhã?
— Não desliguem o telefone — disse Han Jue para o aparelho. — Onde vocês estão agora?
Trocando o celular de mão, Han Jue olhou ansioso ao redor da entrada do hospital à procura de um táxi.
No entanto, entre o fluxo constante de pedestres que subiam e desciam de veículos, não havia sinal de nenhum táxi livre.
De repente, em meio àquela gritaria, uma voz extremamente familiar atraiu a atenção de Han Jue como se fosse um ímã.
Han Jue virou-se.
— O que foi?
Metade do rosto de Guan Yi despistava-se pela janela de um carro. O olhar com que fitava Han Jue estava totalmente desprovido de emoção terrena, permanecendo tão calmo quanto um lago profundo.
Com o telefone erguido junto ao ouvido, Han Jue paralisou por um instante.