Capítulo 31: O Quarto Irmão
Yinreng nem sabia como, mas quando percebeu que aquele eunuco carregava Yinzhen nas costas em direção ao Palácio Yonghe, num mero instante, ele se viu no interior do referido palácio, o que o deixou sobressaltado.
A chuva não cessava. Embora o toque do sino da quarta vigília já tivesse soado, o Palácio Yonghe permanecia iluminado. A Concubina De tentava acalmar o décimo quarto príncipe, que chorava sem parar, andando de um lado para o outro, tomada pela ansiedade.
O décimo quarto príncipe, desde pequeno, era conhecido por chorar durante a noite. Tinha um temperamento difícil e era comum que despertasse em prantos sem motivo aparente. Como a ama de leite não conseguia consolá-lo, a Concubina De cuidava dele dia e noite. Talvez por instinto materno, o menino se comportava um pouco melhor nos braços da mãe, mas essa tranquilidade era limitada.
As servas e amas tentavam de tudo: chocalhos, flautas de bambu, tigres de pano, mas o décimo quarto príncipe não dava trégua; jogava tudo longe. Seu choro agudo ecoava pelo palácio, e a Concubina De sentia o coração apertado, temendo que ele ferisse a garganta.
Ela o ninava, caminhando de um lado para o outro, enxugando-lhe as lágrimas e sussurrando com doçura: "Shisi, meu querido, a mamãe está aqui."
Um trovão ensurdecedor explodiu, fazendo com que o menino, que acabara de se cansar de chorar, voltasse a soluçar com desespero. A Concubina De cobriu-lhe os ouvidos às pressas. Ao vê-lo sem fôlego e quase a vomitar de tanto chorar, sentiu uma pontada no peito como se fosse perfurada por agulhas. Dedicava-lhe toda a sua atenção, balançando-o e tentando acalmá-lo, indo do corredor à sala principal, mas o décimo quarto príncipe não se deixava consolar.
Com o dissipar do trovão, Yinreng ouviu vagamente batidas na porta do Palácio Yonghe.
O Palácio Jingren ficava adjacente ao Yonghe, separado apenas por um beco e dois portões. Normalmente, àquela hora, os portões já estariam trancados, mas como a sétima noite do falecimento da Imperatriz Xiaoyi havia acabado de passar, os xamãs precisavam circular pelos palácios durante toda a noite para os ritos de passagem, mantendo as passagens abertas.
No entanto, o eunuco de plantão no portão do Yonghe dormia profundamente. Com o som incessante da chuva e dos trovões, ele não percebeu as batidas. O outro eunuco que dividia a guarda coçou o pescoço e perguntou de olhos fechados: "Que barulho é esse?"
O outro esfregou os braços e virou-se para continuar dormindo: "Esqueça, que horas são? Quem estaria aqui a esta hora?"
Yinreng observava Supeisheng, o eunuco pessoal de Yinzhen, gritando e batendo à porta. Embora o interior do Palácio Yonghe estivesse iluminado e vozes pudessem ser ouvidas ao longe, ninguém vinha abrir.
Por fim, uma mão surgiu por trás de Yinreng e deteve a mão de Supeisheng: "Vamos voltar. Voltar para o Palácio Jingren. De agora em diante... não venha mais aqui."
Supeisheng limpou a água da chuva do rosto, hesitante: "Vossa Alteza, mas o senhor está com febre..."
No Palácio Jingren não havia quase nada, nem sequer pessoas suficientes para servir.
"Eu não vou morrer." Yinzhen disse com firmeza, seus olhos escuros brilhando com uma nitidez cortante na noite chuvosa. "Vamos! Voltemos! Seu escravo inútil! Já não me obedece?"
Supeisheng, com o rosto desolado, começou a caminhar de volta, resmungando com ressentimento: "A Concubina De claramente disse que o senhor poderia voltar a qualquer momento, ela até tinha preparado um quarto para o senhor, como é que não deixam nem uma porta aberta!"
Yinzhen fechou os olhos, sem vontade de falar. O grupo, como cães abandonados, caminhava solitário na escuridão. À medida que se afastavam, Yinzhen não pôde evitar olhar para trás, e Yinreng o acompanhou, observando de longe aquele lugar que emanava uma luz quente, parecendo uma miragem distante em meio aos fios densos de chuva.
No Palácio Jingren, restavam apenas os xamãs recitando sutras junto ao abrigo de palha. Com as flâmulas funerárias balançando, o ambiente era tão vazio quanto um túmulo. Contudo, Yinzhen sentiu um alívio, como se tivesse voltado para casa.
Ele pediu a Supeisheng que o levasse ao palácio lateral, trocou de roupa e pediu um pouco de água quente. O alojamento dos príncipes era longe e ele estava acompanhado por poucos servos. Além do caminho para o Palácio Yonghe, todas as outras saídas estavam trancadas. Yinzhen não queria causar alvoroço perante o Imperador por um pequeno mal-estar, nem queria chamar os médicos imperiais com estardalhaço.
Palavras podem matar; ele não queria que, no dia seguinte, circulasse o boato de que ele havia adoecido por excesso de piedade filial para com a Imperatriz Xiaoyi.
Naquela manhã, durante as lamentações, a Concubina De vira Yinzhen ajoelhado e precisando de ajuda para se levantar. Ela enviara uma serva para lhe dizer que, como o alojamento dos príncipes era longe, se estivesse cansado, poderia descansar no Palácio Yonghe; ela já tinha providenciado tudo. Yinzhen sentira-se profundamente grato e prometera ir.
Por isso, ele tentara ir silenciosamente ao Yonghe, sem atrair atenções, na esperança de... poder trocar algumas palavras com sua mãe biológica. Yinzhen até havia pensado em como se desculpar com a Concubina De. Queria explicar que nunca desejara o mal à sua mãe, que apenas buscava retribuir os onze anos de criação da Imperatriz Xiaoyi. Ele tinha muito tempo pela frente para servir e honrar a Concubina De, e certamente o faria.
Mas o laço entre ele e a Imperatriz Xiaoyi terminava ali.
Com o rosto pálido, ele mergulhou em um sono febril. Pouco depois, uma febre alta o consumiu. Supeisheng adormeceu ao lado da cama, e Yinreng, em seu sonho, tentou chutá-lo, mas o chute atravessou o vazio.
Quando Supeisheng acordou ao amanhecer e sentiu o corpo de Yinzhen fervendo como uma fornalha, saltou em pânico, gritando por ajuda e correndo para buscar um médico.
Um trovão repentino, desta vez não vindo do sonho, despertou Yinreng. As janelas batiam com o vento e a chuva caía como se o céu tivesse se aberto. Yinreng sentou-se, atordoado, e olhou para o relógio na cômoda: era exatamente a quarta vigília.
Ao seu lado, Cheng Wanxuan dormia profundamente; nem mesmo o trovão a acordara. Yinreng levantou-se e abriu a janela. O vento e a chuva invadiram o quarto. Quanto mais observava aquela tempestade, mais inquieto ficava.
Bitao, a serva de plantão, aproximou-se com uma lanterna e perguntou em voz baixa: "Vossa Alteza? Ainda não amanheceu, deseja descansar mais? Ou..."
"Chame He Baozhong", disse Yinreng, com o semblante sério.
Enquanto Bitao saía, ele se vestiu. Quando He Baozhong entrou apressado, Yinreng já calçava as botas: "Vamos, pegue um guarda-chuva grande. Venha comigo ao Palácio Jingren."
"Ah?" He Baozhong esfregou os olhos, conferindo o relógio.
"Ah, o quê? Vamos logo."
Yinreng não conseguia ficar tranquilo. Seria possível que o sonho fosse sobre esta noite? Ele recordou a palidez de Yinzhen naquele dia; realmente, ele parecia confuso e exausto. Se ele tivesse adoecido de cansaço e, em seguida, tomado essa chuva, não ficaria gravemente debilitado?
Antes de partir, a Imperatriz Tong pedira a Yinreng que cuidasse daquele irmão mais novo. Agora que ela ainda não fora sepultada, talvez fosse um aviso do além.
O trajeto até o Palácio Jingren não era curto. Yinreng ordenou que preparassem a maior liteira e levaram um bule de chá de gengibre com açúcar mascavo. As passagens estavam trancadas, mas Yinreng, usando o selo do Príncipe Herdeiro, ordenou que He Baozhong abrisse portão por portão.
Ao chegarem ao Palácio Jingren, não encontraram ninguém além dos lamas e dos eunucos que cochilavam. Yinzhen, que se dedicara a vigiar o luto, não estava ali.
Será que o Quarto Príncipe tinha ido ao Palácio Yonghe?
Yinreng liderou a busca pelas passagens. A chuva batia com força no teto da liteira. Os eunucos, mesmo com lanternas, mal conseguiam ver o caminho. De repente, He Baozhong gritou: "Vossa Alteza, há alguém vindo!"
Yinreng abriu a cortina e, ao ver quem se aproximava, sentiu um choque profundo: eram Supeisheng e outros eunucos carregando Yinzhen nas costas, voltando da direção do Palácio Yonghe. Eles estavam exatamente como Yinreng vira em seu sonho!
Supeisheng, ao reconhecer a liteira do Príncipe Herdeiro, caiu de joelhos em pânico.
Yinreng desceu apressado, puxou Yinzhen para dentro da liteira, que era espaçosa e continha aquecedores e toalhas quentes. Yinreng já havia preparado roupas secas. Após trocarem Yinzhen e o aquecerem, Yinreng suspirou aliviado.
Yinzhen, pálido e abatido, tentava enrolar as mangas da roupa de Yinreng, que era grande demais. Yinreng sentiu uma pontada de pena. Ele queria ter chegado antes, mas chegara tarde.
Ele serviu o chá de gengibre. O aroma picante e doce preencheu o ar. Yinzhen, tremendo de febre, bebeu o chá. O calor do gengibre e o sabor doce da receita de Wanxuan pareciam devolver-lhe a consciência.
"Já enviei um aviso para chamar o médico, dizendo que é para uma das concubinas do meu palácio", disse Yinreng, entregando-lhe um aquecedor de mãos. "Não discuta. Você está com febre, ficará no Palácio Yiqing comigo."
Yinzhen engoliu suas palavras. Quando chegaram ao Palácio Chunben, ele dormiu no escritório do Príncipe Herdeiro. Yinreng cuidou pessoalmente de tudo. Pouco depois, o médico chegou, receitou remédios, e Supeisheng começou a preparar a decocção em um pequeno fogareiro no corredor.
Yinzhen, aninhado em cobertores quentes, observou um tigre de madeira na janela até adormecer. Em seu estado febril, ele se perguntou: como o Segundo Irmão aparecera ali por acaso?
Ao acordar ao meio-dia, Yinzhen ficou horrorizado. Antes que pudesse se levantar, uma figura imponente de amarelo entrou: o Imperador Kangxi.
"Fique deitado", disse Kangxi, verificando a temperatura do filho. "A febre baixou."
"Majestade... a culpa é minha, por ser inútil", murmurou Yinzhen.
"Você tem apenas essa idade, não é fácil suportar tantos dias de vigília", disse Kangxi. "Seu irmão sonhou com sua mãe e, inquieto, foi procurá-lo. Foi uma sorte ele tê-lo encontrado."
Yinzhen ficou surpreso ao saber que o Príncipe Herdeiro agira por causa de um sonho. Kangxi, embora cético quanto a superstições, acreditava piamente na proteção divina. Ele ordenou que Yinzhen ficasse no Palácio Yiqing até se recuperar totalmente.
Yinreng, por sua vez, omitira o fato de que Yinzhen fora barrado na porta do Palácio Yonghe, temendo criar conflitos entre mãe e filho. Mas Kangxi não era tolo. Após investigar, descobriu a verdade.
Ao saber que a Concubina De não deixara o filho entrar na chuva, Kangxi ficou furioso. Quando a Concubina De veio pedir uma audiência, ele a expulsou aos gritos, declarando que ela não era digna de ser mãe.
Yinreng manteve tudo isso longe de Yinzhen, temendo que o irmão, ainda doente, se preocupasse ou tentasse interceder pela mãe.
Nos dias seguintes, Yinzhen, sob os cuidados de Yinreng, recuperou-se com iguarias que nunca imaginara provar. Com a saúde restabelecida, ele voltou a estudar ao lado do irmão.
Kangxi, ao vê-los juntos através da janela, sentiu um orgulho imenso. O laço entre os dois irmãos fortaleceu-se, enquanto Yinzhen se distanciava cada vez mais do Oitavo Príncipe, Yinsi.
Com o fim do luto, a vida seguia seu curso, e no Palácio Yiqing, preparavam-se para outro evento: o nascimento do filho da Concubina Wang.