Capítulo 52: Olá, Sorte Financeira

Meu pai é o contraponto do protagonista dos romances de época Castanha crocante 12330 palavras 2026-07-30 06:55:28

Wang Yicheng era o tipo de homem que parecia apresentável por fora, mas tinha uma personalidade insuportável e irritante.

Isso ainda podia ser tolerado pelas mulheres, que de vez em quando conseguiam enxergar nele alguma virtude redentora, mas com os homens ele perdia completamente a paciência.

Ora, vejam só. Quando He Sizhu mudou-se para a nova casa, lá estava Wang Yicheng plantado na porta como um guardião celestial. Para He Sizhu, não havia criatura mais detestável no mundo inteiro do que aquele sujeito. Por que raios um raio não caía do céu para reduzi-lo a cinzas?

Era uma figura simplesmente enfadonha de se ver.

Wang Yicheng, por sua vez, ignorava totalmente os pensamentos de He Sizhu — ou melhor, ignorava os detalhes, mas sabia muito bem que o outro o detestava.

E, mesmo sabendo que era detestado, ele não arredava o pé.

Com a mais absoluta falta de cerimônia, fingindo ser o vizinho mais amigável, cordial e entusiasmado — não, espere, corrigindo: com uma expressão de profunda e dolorosa consternação, ele perguntou:
— Diga-me, meu caro, você saiu de casa assim de repente porque seus irmãos e cunhadas o puseram para fora?

He Sizhu fingiu não ter ouvido.

Wang Yicheng insistiu:
— Bem, se você está morando aqui agora, significa que aquela casa antiga da família já não lhe pertence mais? Você perdeu o seu direito à herança?

He Sizhu finalmente chegou ao seu limite. Com a voz estridente, berrou:
— Não tente envenenar a relação entre mim e meus irmãos! Eu não fui expulso por ninguém, tampouco briguei com eles. Acontece que sou um homem pacato, gosto de silêncio e decidi morar sozinho para ter paz. Pare de plantar discórdia entre nós!

Wang Yicheng abriu um sorriso enigmático, prolongando a última vogal com um tom arrastado e irônico:
— É... é mesmo...?

Aquela entonação parecia uma onda interminável no mar.

He Sizhu sentiu uma vontade ainda maior de esganá-lo. Soltando um muxoxo, disparou:
— Some daqui! Pare de ficar espiando na nossa porta com essa sua cara de quem não presta. Dá para ver de longe que você tem segundas intenções.

Wang Yicheng deu de ombros com ares de inocência:
— Ora vejam só! Eu aqui, demonstrando uma preocupação genuína com o meu vizinho, e você me acusa de ter segundas intenções? É uma injustiça tremenda manchar a minha reputação imaculada deste jeito! Mas não levarei isso a mal. Eu o conheço bem e sei que você é um rapaz desprovido de grandes faculdades mentais; portanto, é perfeitamente natural que diga besteiras.

Vejam só o tipo de coisa que aquele homem dizia.

He Sizhu estava prestes a explodir de raiva.
— Eu digo besteiras? E por acaso acha que o que sai da sua boca faz algum sentido? Vá embora, ande logo! Só de olhar para a sua cara já me sinto enjoado.

Em toda a aldeia, He Sizhu era quem mais detestava Wang Yicheng.

Novamente dando de ombros e sentindo um súbito lampejo de inspiração, Wang Yicheng soltou:
— Diga a verdade, você tem inveja de mim, não tem?

O rosto de He Sizhu mudou de cor instantaneamente e ele berrou:
— Eu? Nunca! Some daqui agora mesmo!

Dando um passo apressado para a frente, bateu a porta com um estrondo monumental!

Wang Yicheng resmungou:
— Ora, vejam só esse sujeito...

Contudo, dessa vez ele não insistiu na provocação. Com as mãos enfiadas nos bolsos, caminhou calmamente de volta para casa. Ao entrar no pátio, deparou-se com várias de suas cunhadas e Tang Kexin agachadas rente à parede. É claro que estavam ali apenas praticando a nobre arte de escutar atrás da porta.

Tang Kexin exibia um semblante profundamente preocupado e questionou:
— Por que este homem teve que vir morar logo aqui?

Para falar a verdade, ela sentia um certo pavor de tipos truculentos como He Sizhu. Aquele corpanzil a intimidava, sem contar que, no passado, ele já havia tentado puxar conversa com ela. Só de se lembrar disso, sentia calafrios, aterrorizada com a possibilidade de ele ter se mudado para lá por causa dela.

— Ele não será capaz de fazer alguma maldade, não é? — perguntou ela.

Wang Yicheng consolou-a prontamente:
— Fique tranquila, ele não tem coragem. Se ele inventar de fazer qualquer gracinha, nós damos uma lição nele. Afinal de contas, nossa família não é composta por fracos.

Naquela época, viver na zona rural exigia que a família fosse numerosa para ter vantagem. O desejo obsessivo de gerar filhos homens, comum naqueles tempos, tinha muito a ver com a necessidade de sustentar o nome da família e proteger o lar. Uma prole grande garantia que ninguém ousaria intimidá-los. Pouco importava a qualidade das relações internas; ter muitos parentes sempre trazia benefícios. Quando a situação apertava e todos cerravam fileiras juntos, muitos problemas se resolviam.

Se Wang Yicheng tivesse apenas uma filha e nenhum irmão, aos olhos dos estranhos ele seria visto como alguém sem descendência masculina, vulnerável a todo tipo de abuso. O mundo sempre esteve cheio de valentões que oprimiam os fracos. Embora Wang Yicheng, mesmo sozinho, não fosse exatamente presa fácil, era melhor não precisar provar isso.

Como aquela não era a realidade deles, as pessoas naturalmente não compreendiam tais sutilezas.

— Se você está tão preocupada, é melhor sair menos de casa — aconselhou Wang Yicheng. — O tempo já está esfriando e não há nada de importante lá fora.

Tang Kexin prontamente respondeu:
— Vou tricotar um suéter para você.

Em seguida, ponderou por um instante e acrescentou:
— Deixe-me ver se há alguma outra roupa que precise de ajustes, aproveito e faço para você também.

Com um sorriso, Wang Yicheng concordou:
— Ótimo.

Quem não ficaria radiante ao ver alguém disposto a lhe fazer roupas novas?

Chen Dongmei, observando ares submissos de Tang Kexin, revirou os olhos e desdenhou:
— Minha cunhada, olhe para você. Por que todo esse medo? É só um homem! Se quer saber, o problema é seu. Há motivo para tanto pavor? Escute o que eu digo: esses marmanjos são uns descarados. Se você se mostrar fraca, eles montam em cima e ainda acham que têm direito a alguma vantagem. Mas, se você for mais durona e brava, garanto que nada de mal acontece e eles nem ousam mexer com você.

Tang Kexin assentiu rapidamente:
— O que a segunda cunhada diz faz todo o sentido.

Na verdade, ela tampouco era nenhuma ovelhinha indefesa, mas achava He Sizhu um tanto esquisito e desequilibrado, o que justificava o seu sobressalto. Com tom determinado, declarou:
— De hoje em diante, serei muito mais enérgica também.

Chen Dongmei não esperava que Tang Kexin fosse tão receptiva aos seus conselhos. Balançando a cabeça em sinal de aprovação, comentou:
— É assim que se fala. Veja bem, esse sujeito todo parrudo e bruto não passa de um covarde que foi escorraçado pela própria família!

Liu Laidi intrometeu-se imediatamente:
— Eu sei o que aconteceu. Ele foi pego no flagra espiando a Huang Yufen trocando de roupa.

Ela havia presenciado a cena inteira e garantia que aquilo tinha sido um verdadeiro espetáculo.

— Que falta de vergonha na cara! — exclamou Chen Dongmei.

Liu Laidi concordou balançando a cabeça:
— Pois é.

Olhando na direção da casa ao lado, comentou:
— Venham cá, vocês acham mesmo que a vovó Mi vai aceitar essa mudança de braços cruzados?

Parecia-lhe algo simplesmente impossível de acontecer.

Aquela velha, afinal de contas, era uma criatura extremamente mesquinha e calculista.

E, para ser sincera, aquela história antiga de caça tinha o dedo da vovó Mi metido no meio. As famílias Wang e Mi eram vizinhas, e foi exatamente por causa dessa proximidade que os rapazes da família He decidiram procurar o velho Tian para aprender a caçar. O velho Tian, nos seus tempos áureos, morava com a filha e o genro, sendo vizinho dos Mi.

Foi a velha Mi quem arranjou um mestre para os sobrinhos da sua família, indicando o vizinho Tian. Ela serviu de intermediária na transação e não perdeu a oportunidade de arrancar vantagens e presentes da família He. Ficava claro que ela não era flor que se cheirasse e adorava tirar proveito de qualquer situação, mesmo que envolvesse conhecidos. Sendo assim, era improvável que deixasse He Sizhu se instalar ali sem cobrar um preço alto.

— Esperem para ver. Quando a vovó Mi voltar, vai haver um escândalo dos bons — murmurou Tian Xiujuan em tom de segredo.

As outras riram gostosamente, comentando:
— Que briguem mesmo! Cachorro comendo cachorro, no fim sobra apenas pelos.

Enquanto conversavam animadamente, Tian Xiujuan virou o rosto por acaso e viu que a criançada da família estava toda reunida espiando a fofoca, com as cabecinhas esticadas. Ela repreendeu imediatamente:
— O que vocês estão fazendo aqui? Vão brincar lá fora, andem logo!

Baoya respondeu:
— Nós estamos brincando aqui no pátio mesmo.

— A Baoya tem razão — coroaram as outras, nenhuma delas demonstrando a menor vontade de arredar o pé.

— Baoya, vamos brincar de amarelinha?

— Vamos!

Baoya saltitava animada à procura de um graveto para riscar o chão quando viu Xiangzhi arrastando um enorme feixe de lenha de volta para casa. Para uma mulher adulta carregar aquilo descendo a montanha já seria um esforço considerável, e ela era apenas uma criança. Com o frio intenso, a testa de Xiangzhi brilhava de suor enquanto ela puxava a carga pesada, ofegante.

Baoya gritou de imediato:
— Xiangzhi!

Xiangzhi parou o passo e olhou na direção do pátio da família Wang. O portão estava escancarado e, além das crianças da casa, o garoto Houge e um bando de pequenos faziam o maior alarme. Ela lançou apenas um olhar indiferente, ignorou o chamado de Baoya e continuou o seu trajeto arrastando a lenha.

Baoya correu prontamente até a entrada, apoiando as mãozinhas no batente e esticando o pescoço para fora. De repente, sentiu uma mão grande pousar carinhosamente em seu ombro. Ao olhar para trás, viu o pai agachado, imitando exatamente a sua postura: uma das mãos no ombro da filha e a outra apoiada no batente, também espichando o pescoço para ver o que acontecia na rua.

Pai e filha adotavam exatamente a mesma pose.

Wang Yicheng espiou a cena e não pôde deixar de comentar consigo mesmo: "O que essa garota ganha se matando de trabalhar desse jeito?"

Para ele, a figura mais incompreensível de toda a aldeia era Gu Xiangzhi — uma meninazinha pra lá de esquisita.

Aproveitando a oportunidade, Wang Yicheng deu uma lição à filha:
— Nunca faça igual a ela, ouviu? Isso aí beira a tolice. Para que se esgotar carregando tanto peso? Criança deve trabalhar dentro dos seus próprios limites. Trabalhar desse jeito não só destrói a saúde como ainda impede a pessoa de crescer!

Baoya concordou veementemente:
— Eu nunca vou ser como ela.

Wang Yicheng afagou os cabelos da menina:
— Muito bem, é assim que se fala.

Assim que Xiangzhi entrou em casa, pai e filha recuaram rapidamente e correram para junto do muro. Wang Yicheng pegou Baoya no colo e ambos subiram em cima de uma pedra grande encostada na parede para continuar a espiar os vizinhos.

Tian Xiujuan limitou-se a suspirar:
— ...

Chen Dongmei, ainda traumatizada pelo ataque de estrume de porco, absteve-se prudentemente de fazer qualquer comentário adicional.

Por outro lado, Liu Laidi exibia uma expressão de quem tinha muito a dizer, mas hesitava entre falar ou ficar calada.

No fim, vendo que ninguém mais tomava a iniciativa, murmurou em tom sibilino:
— Um homem agir assim é de uma falta de masculinidade deplorável. Passa o dia inteiro parecendo uma comadre fofoqueira, ávido por um escândalo.

Embora tenha falado baixinho, Tang Kexin a fuzilou com o olhar, rasgando-a com uma expressão feroz:
— E o que você tem a ver com isso? O marido não é seu!

Ela estava apenas aplicando na prática o que acabara de aprender.

Tinha dito há poucos minutos que precisava ser mais enérgica, e já estava colocando o plano em ação.

Liu Laidi engoliu em seco:
— ...

Sentiu uma raiva desmedida. Não ousava peitar a primeira nem a segunda cunhada porque ambas tinham dado à luz filhos homens, enquanto ela própria não tinha nenhum. Mas quem Tang Kexin pensava que era? Uma mulher recém-casada pela segunda vez, sem filho homem algum, com que direito ousava encará-la daquela maneira?

Fervendo de indignação, mas intimidada pelo olhar arregalado e bravo de Tang Kexin, ela acabou murchando.

Era aquele tipo clássico de pessoa que avançava quando o outro recuava e recuava quando o outro avançava.

Apertando os lábios, soltou um muxoxo e virou o rosto.

Tang Kexin, sem demonstrar o menor pudor, revirou os olhos e voltou a espiar a vizinhança.

O garoto Houge levou a mão à testa e suspirou:
— A Baoya fugiu de novo.

— Vamos continuar brincando nós mesmos — propôs outro.

— Combinado.

Enquanto a criançada retomava a brincadeira, Baoya mantinha os olhos fixos na casa ao lado.

Enquanto isso, do outro lado do muro...

Xiangzhi arrastara a lenha para o quintal. Os demais irmãos da família Gu ainda não haviam retornado. Vovó Wu, ao vê-la demonstrar tanta força, ficou surpresa por um instante, mas logo disparou de forma seca:
— Jogue essa pilha aí no canto da parede.

Ela raramente prestava atenção nas netas; para ela, contanto que dessem conta das lareiras e do trabalho pesado, o resto não importava. O velho Gu, sentado à porta tragando o seu cachimbo de palha, observava o rosto de Xiangzhi com um olhar penetrante e comentou em tom enigmático:
— A menina Xiangzhi anda com uma força impressionante ultimamente, não é? Virou uma verdadeira trabalhadora.

Gu Xiangzhi permaneceu em silêncio. A garota era de poucas palavras.

O velho Gu abriu um sorriso que não alcançava os olhos:
— Só me pergunto por que diabos ela não tinha essa mesma energia antes.

Nos últimos tempos, Xiangzhi havia ganhado um pouco de carne no corpo. Antes, era tão magra que parecia prestes a voar com a primeira rajada de vento; agora, embora ainda estivesse longe de ser uma criança rechonchuda, pelo menos as bochechas haviam preenchido um pouco.

Ainda assim, mesmo com essa discreta melhora, era fácil notar a diferença.

Gu Xiangzhi continuou muda.

Vovó Wu perdeu a paciência e repreendeu com rispidez:
— Seu avô está falando com você! Por que não responde? Virou muda por acaso? Que praga de criatura fui parir para dentro de casa, com essa cara de enterro o dia todo. Se a nossa família tinha alguma sorte guardada, com certeza você espantou tudo.

Gu Xiangzhi permaneceu junto à pilha de lenha, de cabeça baixa, esfregando as mãos com uma expressão de quem não ousava retrucar.

Aquela atitude acuada enfureceu ainda mais a avó, que esbravejou:
— Diga a verdade, você andava fazendo corpo mole no trabalho antigamente, não é? Caso contrário, como explica dar conta de tanta coisa agora, sendo que antes mal conseguia levantar uma palha? Confesse, o que está acontecendo? Eu bem sabia que você não presta, é uma preguiçosas que vive se esquivando das obrigações! Não é verdade? Você sempre foi uma descarada preguiçosa, acertei ou não acertei?

Se não era preguiça, como explicar que agora trabalhava tanto e antes fazia tão pouco?

Preguiça, só podia ser pura vagabundagem.

Pensando nisso, a fúria da Vovó Wu atingiu o ápice. Ela avançou para cima da neta decidida a dar-lhe uma surra, mas Gu Xiangzhi desviou-se com um movimento ágil, correu em disparada até a porta e plantou-se ali, continuando em completo silêncio.

Vovó Wu jamais esperara aquela reação e acabou desequilibrando-se com o ímpeto da menina. Furiosa, berrou a plenos pulmões:
— Sua desgraçada, está achando que cresceu, é? Como ousa desviar de mim? Vou te matar a pancadas, sua peste desvalida!

Olhou em volta freneticamente à cata de algum objeto contundente.

Se não encontrasse algo pesado para descer o sarrafo na neta, considerava que estava falhando em seu papel de matriarca.

— Sua pequena desgraçada, eu vou te ensinar a respeitar os mais velhos... — gritava a avó, partindo para o ataque. Baoya, assistindo a tudo do outro lado do muro, assustou-se e puxou a roupa de Wang Yicheng:
— Papai, papai!

Wang Yicheng colocou a cabeça para fora do muro e disparou de imediato:
— Ó, Vovó Wu, a senhora não pode agir assim! Que história é essa de bater na menina só porque ela trabalhou duro? Tem um monte de marmanjos seus por aí que não fazem nada e ficam brincando na rua. Não se pode ser tão parcial e injusta assim na vida! Cuidado, com essa mania de injustiça, quando a senhora ficar velha ninguém vai querer cuidar da senhora, hein!

Vovó Wu estacou, furiosa:
— Seu moleque intrometido, o que você tem a ver com isso? Cuide da sua vida e suma daqui!

— Ora, veja só, será que eu não posso exercer o meu senso de justiça? — retrucou Wang Yicheng.

Em seguida, virou-se para gritar com o velho Gu:
— Tio Gu, o senhor sempre teve fama de ser um homem sensato e justo. Vai ficar aí assistindo passivamente a essa espancamento? O senhor é uma pessoa correta, extremamente correta, impecável na justiça!

As pálpebras do velho Gu tremeram de irritação profunda, embora por fora mantivesse a máscara de bom vizinho:
— Ora, velha, pare com isso. Que maluquice é essa? A pequena Xiangzhi, embora seja calada, é uma menina muito sensata...

Wang Yicheng emendou logo:
— Exatamente! Veja quanta lenha ela carregou. Se fosse nos tempos modernos, vá lá, mas parece até uma criada de tempos feudais.

Ouvindo aquilo, o velho Gu sentiu um calafrio na espinha e apressou-se em remediar:
— Que bobagem é essa? Não existe nada disso por aqui. Trato todos os meus netos com rigorosa igualdade. A Xiangzhi é apenas um pouco mais madura que os outros, por isso ajuda mais um pouco. É uma boa menina.

Gu Xiangzhi ergueu ligeiramente o queixo e olhou para o avô. Apesar da tenra idade, seu semblante trazia uma expressão sombria e indescritível.

O velho Gu evitou cruzar o olhar com a neta e voltou-se para a esposa:
— E você também, pare com essa mania de descontar sua raiva batendo na criança. Não vê que desse jeito acaba magoando os sentimentos dela e virando motivo de chacota para os vizinhos?

O que ele mais detestava na vida era passar vergonha em público. A família Gu tinha um nome a zelar na Brigada Qingshui; como poderiam se expor dessa maneira vexatória?

De jeito nenhum!

Isso era inadmissível.

Por fim, pigarreou e disse:
— E você, moleque, olhe lá de cima desse muro. Já mandei passar cacos de vidro em cima dessa alvenaria, não tem medo de se cortar?

— Ah, tio, eu só estava agindo por bondade! A Xiangzhi tem a mesma idade da minha filha, não consigo ficar indiferente a certas cenas. Modéstia à parte, a minha índole é irrepreensível, sou um homem de coração bondoso!

— Não precisamos da sua bondade — cortou Gu Xiangzhi de repente, com uma frieza gélida na voz, erguendo o rosto para disparar: — Ninguém pediu para vocês ficarem metendo o bedelho onde não são chamados como cachorros farejando lixo.

Wang Yicheng não se aborreceu minimamente com a grosseria. Apenas abriu um sorriso, deu de ombros e cutucou a mãozinha da filha:
— Viu só? A garota não precisa da nossa ajuda. E você continuava aí me puxando.

Soltando uma risada jovial, continuou:
— Minha filha, de hoje em diante não vamos mais nos meter em fofocas alheias nem bancar os salvadores da pátria, entendeu? Senão, as pessoas vão acabar me xingando de tudo quanto é nome. Fico tão magoado, uminh, uminh...

Inclinando a cabeça, Wang Yicheng apoiou o rosto no ombro da filha. A meninazinha inflou as bochechas rechonchudas e soltou um muxoxo barulhento na direção de Xiangzhi.

— O papai está magoado? O papai precisa de consolo? — perguntou Baoya.

— Preciso.

— Vou pisar nas suas costas para relaxar.

Wang Yicheng endireitou-se instantaneamente:
— Negócio fechado.

Baoya: "..."

Tang Kexin interveio:
— Venha para cá, desça desse muro e pare de perder tempo com a vida alheia. Os problemas são deles, nós não temos nada com isso.

Em seguida, lançou uma alfinetada para o quintal vizinho:
— Gente sem a menor noção.

Wang Yicheng desceu de imediato:
— Chega, não vamos mais olhar.

Dando tapinhas leves nas costas de Baoya, ordenou:
— Vá brincar, filha.

A menina, que havia instantes estava com as bochechas infladas de birra, disparou alegremente de volta para junto dos amiguinhos.

Tang Kexin comentou:
— Eu sempre disse que você tem bom coração, mas a partir de hoje não vamos mais dar atenção aos problemas daquela gente.

Wang Yicheng concordou com um sorriso:
— Combinado.

Ele ainda lançou uma última olhadela rápida para o outro lado do muro, mas deu de ombros, descartando o assunto por completo. Se fosse se estressar por causa de uma criança de seis anos, estaria perdido. A bem da verdade, em mais de duas décadas de vida, ele dificilmente permitia que qualquer coisa o aborrecesse a ponto de tirar o seu sono — eram menos de dez episódios em toda a sua existência.

Estresse fazia mal à saúde, e ele não estava disposto a pagar esse preço.

Seu objetivo de vida era viver até os cem anos. Com as mãos enfiadas nos bolsos, Wang Yicheng recolheu-se para dentro de casa.

Com aquele frio desgraçado, o melhor era cuidar de si mesmo.

Assim que cruzou a soleira, Tang Kexin veio logo atrás. No quintal, as cunhadas trocavam olhares cheios de segundas intenções e caretas cúmplices.

A pequena Baoya, ao erguer os olhos, flagrou a segunda tia com os globos oculares quase saltando de tanto revirar e perguntou com sua vozinha cristalina:
— Segunda tia, o que aconteceu com os seus olhos?

Sendo uma criança extremamente atenciosa, completou:
— Se os seus olhos não estão bons, a senhora precisa ir consultar o vovô da maletinha de remédios. Ele tem remédio para tudo.

Chen Dongmei: "..."

Que criatura irritante!

Soltando um muxoxo de despeito, resmungou:
— Não tenho nada, menina!

Tinha muita vontade de destilar veneno, mas lembrou-se do episódio do esterco de porco e achou melhor deixar para lá. Mulher sensata não entrava em conflito com o Quinto Wang, afinal, aquele sujeito era especialista em embrulhar o estômago dos outros.

Não que estivesse com medo, claro que não; simplesmente achava que bater de frente com ele era um desperdício de paciência e gerava um enjoo desgraçado.

Apesar de tudo, ficava a dúvida: como diabos o Quinto Wang conseguia fazer aquelas coisas?

Era um verdadeiro mistério insolúvel.

Chen Dongmei jamais conseguiria entender como o infeliz tinha conseguido fazer um porco correr até o pé dela só para defecar em cima do seu sapato. Só de lembrar, ainda sentia o cheiro impregnado. Sacudindo a cabeça para afastar a lembrança, marchou duramente de volta para o seu quarto.

Liu Laidi, confusa, olhou para a cunhada mais velha sem entender o que havia desatado o mau humor dela.

De qualquer forma, resolveu sair também. Afinal, a sua missão diária continuava firme e forte: ir bater perna pela aldeia!

A Operação "Um Yuan" seguia a todo vapor.

Nesse meio-tempo, Wang Yicheng já havia se estirado confortavelmente na cama de alvenaria. Tang Kexin observou a cena com um sorriso irônico:
— Você não dorme direito à noite, mas passa o dia inteiro querendo deitar.

— Pois é, a fadiga acumulada é terrível — justificou-se ele.

Parada em pé diante dele, Tang Kexin hesitou por um breve instante. De repente, estendeu a mão e cobriu-lhe o rosto. As mãos dela estavam levemente frias, mas Wang Yicheng não se esquivou; pelo contrário, abriu um sorriso maroto e perguntou:
— Que foi? Quer aproveitar de mim, é?

Com as bochechas coradas, Tang Kexin não conteve a resposta:
— Quero.

Wang Yicheng pestanejou, surpreendido. Sem dar tempo para mais nada, Tang Kexin inclinou-se rapidamente e deu-lhe um selinho rápido na testa.

Wang Yicheng ficou paralisado por um segundo. A essa altura, a garota já estava vermelha como um pimentão e disparou porta afora em desabalada carreira.

Wang Yicheng: "..."

Resmungou baixinho:
— Ora vejam só, coragem para beijar ela teve, mas na hora de assumir foge por quê?

Sentou-se na cama, mas optou por não ir atrás. Apoiando as costas na parede, balançou a cabeça em sinal de divertimento, contendo o riso.

Do lado de fora, Tang Kexin já havia alcançado o pátio, respirando fundo e com o peito arfante. O clima estava congelante, mas ela sentia o corpo abrasador. Absolutamente em brasa.

Procurando um banquinho, sentou-se junto à porta e fingiu observar as crianças pulando amarelinha, embora seus pensamentos estivessem a quilômetros de distância dali...

Desejando que Tang Kexin se acalmasse e parasse de fantasiar tanto, Wang Yicheng levantou-se e aproximou-se do armário com a intenção de beliscar alguma guloseima.

Ele definitivamente não era daqueles pais abnegados que entregavam todas as comidinhas saborosas para os filhos sem guardar nada para si. Quem foi que disse que os pais não têm o direito de desfrutar das coisas boas da vida? Ele não era nenhum idiota como a própria mãe fora no passado.

Mordiscando um biscoito recém-retirado do pacote, seus olhos caíram sobre o enfeite do Zodíaco Chinês em cima do móvel. Com um sorriso divertido, deu um toque de leveza na peça, fazendo com que a estatuetinha do porquinho tombasse para o lado. Wang Yicheng começou a girar o bibelô por puro tédio. No entanto, ao limpar a poeira e examiná-lo com mais atenção à luz do dia, estacou de repente.

Engoliu o pedaço de biscoito às pressas e pegou o porquinho de madeira para inspecioná-lo de perto.

A peça, do tamanho de um punho fechado, exibia um entalhe razoável, embora estivesse longe de ser uma obra de arte primorosa. Como Wang Yicheng já tinha visto muita coisa valiosa em sua vida, percebeu logo de cara que, nem pela qualidade da madeira nem pela precisão do entalhe, aquilo valia uma fortuna.

Se dissesse que não valia absolutamente nada, estaria mentindo; mas afirmar que se tratava de uma preciosidade de alto valor era exagero.

Como definir aquilo?

Para alguém que gostasse do estilo, talvez desse para trocar a peça por uma refeição decente. Mas, se caísse nas mãos de quem não apreciava, dar aquilo de presente resultaria em rejeição imediata.

Virando o objeto de ponta-cabeça e analisando-o por todos os ângulos, ele sentiu que havia algo estranho. O peso não parecia correto; mesmo se tratando de madeira maciça, a estatueta estava pesada demais para o seu volume. As leis da física indicavam que aquele tipo de material não deveria pesar tanto.

Sacudindo o porquinho mais uma vez, decidiu levar todos os doze animais do zodíaco para cima da cama. Posicionou-se estrategicamente perto da janela, deixando que a luz do sol banhasse as peças, e passou a examiná-las minuciosamente. Após muito vasculhar, um sorriso triunfante brotou em seus lábios: ele havia descoberto uma fresta.

Na lateral inferior da estatueta do porco, quase imperceptível, havia uma linha finíssima. Se não fosse pelo fato de estar ali, debruçado sobre a luz do sol, jamais teria notado tal detalhe.

O interesse de Wang Yicheng foi instantaneamente despertado.

Toda a sua apatia e preguiça evaporaram. Tirando um pedaço de arame fino de sua gaveta, começou a trabalhar com extremo cuidado. A operação exigia delicadeza cirúrgica; ele não queria danificar a peça em hipótese alguma, pois precisava conseguir montá-la novamente depois. Trabalhou com paciência infinita até que, de repente, ouviu-se um estalido nítido — o som de um encaixe milimétrico se soltando.

Com um puxão firme, a estatueta do porco partiu-se ao meio, abrindo-se como as duas bandas de uma cabaça, da base até o topo.

No interior, um pequeno porquinho dourado reluzia com intensidade.

Wang Yicheng: "Caramba..."

Examinou o objeto de perto. Sim, era ouro puro.

Tratava-se de ouro maciço legítimo e, considerando o volume, o peso fazia todo o sentido. O que à primeira vista parecia ser um inofensivo e despretensioso porquinho de madeira escondia um segredo monumental em seu interior.

Passando os dedos suavemente pela superfície do porquinho de ouro, constatou que o acabamento era primoroso — para ser sincero, comparado à delicadeza daquela peça interna, o invólucro de madeira parecia uma brincadeira grosseira. Embora o porquinho externo até tivesse o seu charme rústico, o tesouro escondido jogava-o em outra categoria.

A qualidade do ouro era impecável, e, após uma busca minuciosa na base da estatuetinha dourada, Wang Yicheng encontrou uma marcação oficial exclusiva.

Ora, ora... Aquilo certamente pertencia ao acervo imperial.

As peças saídas dos palácios imperiais, fosse de fornos oficiais ou civis, traziam sempre marcas distintivas inconfundíveis. A falsificação daquelas peças corria solta no mercado, mas para quem realmente entendia do assunto, distinguira o verdadeiro do falso não era tarefa impossível.

Apesar de não ser de grande porte, o porquinho de ouro tinha o tamanho de um punho e, por ser maciço, pesava consideravelmente. Apenas pelo valor intrínseco do metal já valia uma fortuna, sem contar o acréscimo inestimável por seu valor histórico e de antiguidade.

Naquele momento, Wang Yicheng concluiu que tanto ele quanto o velho Bao haviam cometido um erro de avaliação crasso.

Ambos acreditavam que naquela região isolada era impossível aparecer qualquer relíquia de valor; se é que existisse alguma, seriam migalhas raríssimas que jamais chegariam a uma estação de reciclagem de lixo. Ficava provado que estavam redondamente enganados.

Tinham julgado mal a situação.

Quem diria que uma sucata daquelas escondesse uma verdadeira mina de ouro? Sua presunção os cegara.

Nesse exato instante, ouviram-se os passos e ruídos característicos do retorno de Tian Qiaohua do trabalho. Wang Yicheng recolocou rapidamente o porquinho dourado no lugar, encaixou a casca de madeira com precisão e devolveu ao objeto o seu aspecto original, pacífico e inofensivo.

Obviamente, alguém no passado havia escondido deliberadamente os doze animais do zodíaco dourados criando aquela "camuflagem" de madeira por cima.

Quanto a saber como aquilo foi parar na sucata, era um mistério insolúvel.

Porém, já que a sorte caíra em suas mãos, ele não tinha a menor intenção de dividir a descoberta com viva alma.

Uma preciosidade daquelas batendo à sua porta e ele seria imbecil o bastante de sair anunciando aos quatro ventos? Só se estivesse com o juízo comprometido.

Nem mesmo a Tang Kexin ele pretendia revelar o segredo.

Ainda não abrira os demais animais, mas, pelo padrão, podiam apostar que todos os doze eram de ouro maciço. Os bichinhos tinham sido esculpidos com tal perfeição que as emendas eram invisíveis; qualquer leigo pensaria tratar-se apenas de madeira pesada, jamais imaginando o tesouro que jazia no interior.

Bateu levemente em cada uma das outras estatuetas e confirmou: sim, o peso de todas estava incorreto.

Nenhuma delas pesava o que uma simples madeira deveria pesar.

Wang Yicheng sufocou a alegria transbordante no peito. Como não ficar extasiado? Aquilo não era nenhuma falsificação barata, como os falsos lingotes de ouro encontrados no templo da montanha; aquilo era ouro puro, verdadeiro e legítimo!

Ele começou a achar que talvez possuísse uma veia de sorte para os negócios... Não, corrigindo: sua filha é que parecia ter o dom da sorte financeira. Afinal de contas, se dependesse dele, jamais repararia em detalhes daquele tipo. Mas as crianças tinham o dom natural de atrair esse tipo de achado.

Lembrou-se então de quando a menina descobrira o espelho de prata da última vez. Oh, céus! Aquilo também fora descoberto pela meninazinha. Aquela garotinha tinha um talento especial para a coisa.

Wang Yicheng empertigou-se de orgulho.

Tudo bem se ele era um preguiçoso bom para nada; afinal, a sua filha tinha o dom de atrair a fortuna!

Vejam só que sorte formidável.

Wang Yicheng soltou uma risadinha abafada que logo transformou-se em uma gargalhada escandalosa.

Sozinho no quarto, fazendo suas excentricidades, suas risadas ecoavam alto. Tian Qiaohua, ao entrar no pátio, ouviu aquilo e sentiu um calafrio na espinha: que tipo de surto daria naquele moleque agora?

Aproximando-se da janela, deu três batidas firmes no vidro:
— Enlouqueceu de vez? Que risada de fantasma é essa em plena luz do dia?

Wang Yicheng recusou-se a abrir a janela, limitando-se a fazer caretas bizarras para a mãe através do vidro.

Tian Qiaohua cerrou os punhos com tanta força que os nós dos dedos ficaram brancos. Por algum motivo inexplicável, sentiu uma vontade incontrolável de descer a mão em alguém.

O alvo da agressão, claro, era mais do que óbvio.

Decidiu não mexer no restante das peças por enquanto; afinal, após o manuseio, algumas frestas haviam ficado ligeiramente mais visíveis, e ele preferia manter o segredo a sete chaves. Agindo como se nada tivesse acontecido, deixou os enfeites de madeira sobre a mesa.

Só então arrastou suas pantufas e saiu para o quintal.

Talvez por ter ficado deitado, seus cabelos estavam levemente despenteados.

— Você pode, por favor, ter um pingo de decência em plena luz do dia? — reclamou Tian Qiaohua.

Wang Yicheng fingiu-se de ofendido:
— Eu sem decência? Sou muito mais asseado e aprumado do que a metade dos marmanjos desta aldeia! Dizer que não tenho decência é pura calúnia.

Tian Qiaohua absteve-se de retrucar as autojustificativas do filho; afinal, conhecia bem a peça que tinha em casa.

Mudou de assunto com uma expressão séria:
— A propósito, se precisarem se levantar para ir ao banheiro durante a madrugada, fiquem de olho nas galinhas do quintal. O ladrão de galinhas atacou de novo.

— ? — Wang Yicheng sobressaltou-se.

Seu olhar desviou-se imediatamente para a casa ao lado. Aquela meninazinha tinha voltado a roubar galinhas?

Continuou Tian Qiaohua:
— Ontem à noite o alojamento dos jovens educados quase foi alvo de um assaltante. Pelo que dizem, ficaram de campana e o ladrão estava armado com uma galinha roubada. Ninguém na nossa aldeia deu falta de aves, então deve ser alguém de fora...

Wang Yicheng: "!"

Espere um instante. O tal ladrão de galinhas... sou eu?

Que injustiça colossal! Uma calúnia sem cabimento!

Mantendo a expressão facial perfeitamente neutra, questionou:
— E por que os jovens educados não saíram atrás do ladrão ontem à noite?

— Quando eles conseguiram sair, o infeliz já tinha sumido na neblina. Até reunirem todo mundo, o meliante já estava em casa a duras penas. Quer saber? A meu ver, esse ladrão é bem capaz de ser daqui da nossa aldeia mesmo. Seu tio-avô disse que, como o alojamento fica na entrada do povoado, o indivíduo pode ter roubado a ave em outra aldeia e passado por ali na volta. Mas a tal Chen Wenli anda espalhando por aí que o ladrão na verdade é um pervertido que está de olho nos rapazes e moças do alojamento.

Wang Yicheng: "............................................"

Se me matassem, eu jamais permitiria que descobrissem que a pessoa espiando o alojamento na noite passada era eu!

Nem morto!

A questão já não era mais se tinha roubado a galinha ou não; tratava-se de honra, da sua honra imaculada!

Ele, Wang Yicheng, recusava-se a carregar tal fama.

Com firmeza na voz, indagou:
— E não deixaram nenhuma pista?

— Pista o caramba! Com aquela nevasca de ontem à noite e sem terem conseguido alcançá-lo na hora, como vão achar alguma coisa depois? — Tian Qiaohua balançou a cabeça. — De qualquer forma, vamos redobrar os cuidados em casa. As pessoas podem até sumir, mas as nossas galinhas poedeiras não podem desaparecer de jeito nenhum, entendeu?

— ...Credo, mãe, desse jeito a senhora faz parecer que uma pessoa vale menos do que uma galinha.

Tian Qiaohua respondeu com a maior naturalidade:
— Galinha bota ovos. E você, consegue?

Wang Yicheng: "..."

— Ah, quase me esquecia — acrescentou a mãe. — Há outra notícia importante.

— ?

Exibindo um sorriso satisfeito, Tian Qiaohua revelou:
— Amanhã o pessoal da comarca vai vir à nossa comuna exibir filmes. Vão passar três sessões no total, e dizem que são todos filmes inéditos.

— Oh, excelente notícia!

Wang Yicheng apreciava enormemente ir ao cinema. Lmebrou-se de quando assistira à primeira projeção em sua vida: ficara extremamente tenso e assustado, com o coração aos pulos, imaginando se não haveria algum feitiço maligno que aprisionava as pessoas dentro daquela tela grande. Só mais tarde entendera como aquilo funcionava de verdade.

As projeções eram encenações, e ninguém ficava preso de fato no visor, mas a diversão era garantida.

Embora não fosse um frequentador assíduo, sempre que havia produções novas, ele fazia questão de comparecer.

Afinal de contas, exibições gratuitas eram motivos de festa, mesmo que passassem filmes antigos.

— Isso sim é uma ótima notícia — concordou ele.

Assim que a novidade foi espalhada, os demais membros da família agruparam-se rapidamente ao redor. Quem não gostava de ir ao cinema?

— Vovó, amanhã vamos ver filme?

Baoya e as outras crianças estavam ocupadas pulando amarelinha, mas as orelhinhas da menina captaram o assunto no ar. Interrompendo a brincadeira, aproximou-se correndo e perguntou com os olhos brilhando de expectativa.

— Sim, vamos assistir ao filme. Pergunte ao seu pai se ele vai levá-la.

Baoya deu tapinhas no próprio peito com convicção:
— Meu pai com certeza vai me levar.

Se o pai já a levava quando precisava pagar ingresso, agora que era de graça, é que ele a levaria com toda a certeza do mundo.

Baoya era uma garotinha extremamente perspicaz.

— Que maravilha! — comemorou ela.

O garoto Houge desesperou-se:
— Tenho que correr para casa agora mesmo e avisar meu pai. Também quero ir ao cinema!

Criança alguma resistia a um programa daqueles.

Assistir a uma projeção de cinema era um evento grandioso e raríssimo na aldeia.

— Vá correndo, mas cuidado para não cair no caminho — aconselhou Wang Yicheng.

— Pode deixar!

Nesse momento, fossem os garotos maiores ou os menores, todos cercaram Tian Qiaohua com perguntas atropeladas:
— Vovó, a que horas vamos amanhã para a comuna? Vamos sair bem cedo para conseguirmos os melhores lugares lá na frente, tá bom?

— Vovó, nós vamos todos, não vamos? Todos nós da casa?

A criançada estava alvoroçada.

Sendo soterrada por tantas perguntas, Tian Qiaohua perdeu a paciência e disparou:
— Vão, vão todos! Mas quer saber? Se alguém fizer birra e não se comportar, amanhã fica em casa cuidando do terreiro.

— Eu vou me comportar!

— Eu também serei obediente!

— Vovó, qual vai ser o filme?

...

O falatório era incessante, uma gritaria generalizada.

Enquanto isso, no quintal ao lado, He Sizhu mantinha a orelha colada na parede, ouvindo cada detalhe da conversa e sentindo o coração disparar de excitação.

Cinema! Quem não gostava?

Certamente toda a população da comuna e das aldeias vizinhas compareceria em peso.

Quanto mais pensava, mais animado ficava. Ocasiões daquela magnitude eram perfeitas para arranjar uma pretendente. Nenhuma casamenteira da região queria lhe dar atenção no momento, mas ele podia perfeitamente desenrascar-se sozinho. Se o seu objetivo era encontrar uma mulher de boa origem, tinha que mirar nas moças da cidade, não é mesmo?

E se ele cruzasse com alguma bela jovem da comuna e tivessem um amor à primeira vista...? Só de imaginar, abriu um sorriso sonhador.

He Sizhu não era o único a espiar. Na outra extremidade, a família Gu também acompanhava o burburinho.

Os miúdos da família Gu gritavam e pulavam, exigindo partir para a comuna logo cedo no dia seguinte, pois, se demorassem, os menorzinhos não conseguiriam enxergar nada por cima da multidão. A criançada estava desesperada de ansiedade. Xiangzhi, por sua vez, resmungava em silêncio e mantinha-se isolada. Embora a intervenção inoportuna de Wang Yicheng a tivesse poupado de apanhar mais cedo, assim que seu pai retornara, levara uma bronca monumental que durara horas.

Ela exibia uma expressão abatida e infeliz.

Gu凛 (Gu Rin) lançou um olhar reprodutor para a filha e franziu o cenho levemente, também tomado por um sentimento de contrariedade. Aquela menina estava cada dia mais insuportável, andando com a cara fechada pelos cantos, como se o mundo lhe devesse alguma coisa. Será que ela não percebia o esforço que faziam para criá-la bem naquele lar? Ele, como pai, abrira mão de casar-se novamente justamente para não trazer madrasta para casa, e era assim que ela retribuía, desfilando com aquela cara de enterro o dia todo? Até nas tarefas domésticas vinha fazendo corpo mole; era para deixar qualquer um exasperado.

Sem contar que...

Olhando fixamente para o rosto da filha, concluiu que o velho pai tinha razão: Xiangzhi realmente engordara um pouco. Como explicar aquilo?

A comida na casa era rigorosamente contada, e ver aquela criatura ganhando peso só podia significar uma coisa: ela andava roubando comida por aí. O velho Gu, inclusive, desconfiava que os ovos sumidos do galinheiro fossem obra de Xiangzhi, embora, após dias vigiando e interrogando a neta exaustivamente, ela jamais tivesse confessado.

Como de fato nunca conseguiram pegá-la no flagra e os ovos realmente rareavam, acabavam culpando as galinhas poedeiras que pareciam ter parado de botar.

Ainda assim, alguma falcatrua ela andava aprontando escondida na rua; caso contrário, era impossível estar ganhando peso daquela forma!

Encarando a filha com severidade, Gu Rin chamou:
— Xiangzhi, venha aqui dentro por um instante.

Novamente sendo convocada para uma reprimenda particular, a garota seguiu o pai para dentro do quarto. Gu Rin iniciou o sermão:
— Xiangzhi, eu sou o seu pai.

Xiangzhi olhou para o progenitor com um ar perdido, sem entender a obviedade daquela afirmação.

Com tom firme, o pai continuou:
— Qualquer coisa que aconteça com você deve ser relatada a mim, e não mantida em segredo.

Um sobressalto percorreu o peito da menina, mas ela manteve a compostura e replicou:
— Pai, eu não estou escondendo nada do senhor.

O tom de Gu Rin tornou-se ainda mais severo:
— Então me diga: por que você ganhou peso? Andou comendo o que por aí, escondida da família?

Gu Xiangzhi pestanejou, mordeu de leve o lábio inferior e respondeu com firmeza:
— Eu não comi nada.

Gu Rin analisou minuciosamente cada traço da expressão da filha e sentenciou:
— Xiangzhi, crianças não devem mentir. Você engordou visivelmente e ainda ousa dizer que não comeu nada? Foi assim que eu a eduquei? Quando encontrar alguma coisa para comer, tem a obrigação de avisar o seu pai, em vez de decidir tudo sozinha!

Xiangzhi balançou a cabeça:
— Eu sempre ouço o senhor, pai.

— É mesmo? Se é tão obediente, por que insiste em mentir para mim?

A menina apressou-se em justificar-se:
— Eu juro que não comi nada escondida. Quando vou à montanha buscar lenha, às vezes encontro algumas frutas silvestres e como para matar a fome...

Agarrou a barra da própria roupa e continuou:
— Não sei por que estou engordando. As outras crianças, como a Zhaodi, também comem essas frutas quando encontram!

Gu Rin tentou decifrar se havia verdade ou falsidade naquelas feições infantis, mas concluiu que, com apenas seis anos de idade, era improvável que a garota fosse capaz de tramar uma mentira daquela dimensão. Afinal, o que uma criança de seis anos entendia da vida? Soltando um suspiro profundo, repreendeu:
— Xiangzhi, o pai não te ensinou que devemos viver em harmonia e pensar sempre primeiro na família? Ficar comendo frutinhas sozinha por aí é um ato egoísta, é comer do bom e do melhor escondido dos outros! É assim que uma pessoa de bem deve agir? Quando foi que eu te ensinei a ser egoísta desse jeito? Ser egoísta na vida só te trará desgraças. Com essa conduta mesquinha, ninguém na família vai conseguir gostar de você de verdade, e você jamais fará amigos sinceros. Nem mesmo para casar no futuro, alguém vai querer uma mulher com esse tipo de defeito...

Enquanto ele despejava seu discurso moralista, não percebeu o calafrio que percorreu o corpo da menina ao ouvir a palavra "casar", tornando seu semblante ainda mais sombrio.

Continuou o pai:
— Você ainda é muito jovem para entender, mas vai aprender com o tempo: quem age com egoísmo acaba sempre na sarjeta. Isso...

Antes que pudesse concluir o sermão, a voz estridente de Dalanzi cortou o ar:
— Terceiro irmão, aquela vagabunda veio te procurar de novo!

A "vagabunda" em questão não era outra senão Yu Zhaodi.

Nesse exato momento, Yu Zhaodi encontrava-se plantada na entrada principal da casa, esticando o pescoço para espiar o interior do pátio. Com uma expressão de repulsa profunda, Gu Rin resmungou:
— Que aborrecimento, essa mulher não tem o menor pingo de vergonha na cara.

Embora praguejasse, foi obrigado a levantar-se para atendê-la.

Afinal de contas, no que dizia respeito àquela história dos tijolos de ouro, ele não tinha nenhuma margem de manobra segura e precisava continuar encenando o seu papel para mantê-la sob controle.

Assim que pôs os pés para fora da porta principal, ouviu-se um estrondo seco: a porta pesada bateu com força atrás dele.

Franzindo o cenho, Gu Rin perguntou:
— O que foi isso?

Gu Xiangzhi respondeu baixinho:
— Foi o vento que bateu.

O homem assentiu, julgando improvável que a frágil garotinha tivesse tido força para chutar a pesada porta daquela maneira.

Endireitando a postura e disfarçando o incômodo, caminhou até a entrada. Ali estava Yu Zhaodi. Ela havia passado uma camada generosa de pó de arroz no rosto — ou algo parecido —, o que deixava a pele terrivelmente esbranquiçada. Ao avistar Gu Rin, seus olhos iluminaram-se de alegria e ela o chamou com uma voz melosa e dengosa:
— Irmão Gu!

— O que você veio fazer aqui? — perguntou ele de forma glacial.

Ignorando completamente a frieza evidente no tom dele, Yu Zhaodi sorriu radiante:
— Ouvi dizer que amanhã teremos exibição de filmes na comuna. Vamos juntos, tá bom?

Piscando os olhos de forma insinuante, completou:
— Vamos aproveitar para ter nosso encontro romântico.

Gu Rin pensou consigo mesmo: "Que mulher despudorada!"

Mantendo o autocontrole à base de puro esforço mental, respondeu secamente:
— Tenho meus filhos para cuidar, vamos todos em família...

— Eu ajudo a cuidar das crianças, dou conta perfeitamente! — Yu Zhaodi avançou e agarrou a mão de Gu Rin com firmeza. — Vamos nós dois.

Gu Rin respirou fundo, puxando o ar lentamente pelos pulmões, e sibilou entre os dentes cerrados:
— Combinado.

Yu Zhaodi vibrou de contentamento:
— Então está fechado!

Rangendo os dentes a ponto de quase quebrar a mandíbula, Gu Rin concordou:
— Sim.

Enquanto os dois conversavam na porta, Gu Rin ergueu os olhos por acaso e deu de cara com Wang Yicheng, empoleirado outra vez no topo do muro, espiando tudo com atenção redobrada!

Fora de si, berrou furioso:
— Quinto Wang, chega dessa palhaçada!