Capítulo 33: Um amor grandioso (primeira parte)
O fotógrafo e o maquiador tinham, de fato, um olhar apurado. Antes mesmo de Qinghui atingir seu auge, eles já haviam notado nela uma beleza singular. Sem maquiagem, Qinghui ainda exibia uma inocência infantil, mas Dongshu já compreendia que, com o tempo, ela irradiaria um brilho impossível de esconder. Dongshu sentia-se grata aos profissionais; se não fosse por eles, talvez não tivesse percebido isso a tempo, e quando Qinghui finalmente desabrochasse, muitas coisas poderiam ter se tornado irreversíveis. Agora, no entanto, ainda havia tempo para Dongshu influenciá-la sutilmente no dia a dia.
Dongshu e Jisheng começaram a alimentar as expectativas de Qinghui, dizendo-lhe que ela era inteligente e que, com esforço, certamente ingressaria na melhor universidade. Para encorajá-la, Dongshu chegou a fingir certa autoridade de "mais velha", dizendo que contava com a gratidão e o cuidado de Qinghui no futuro. Qinghui, sentindo-se responsável, prometeu de peito estufado que se esforçaria. Além disso, Dongshu frequentemente reafirmava que Qinghui era a melhor das crianças, a irmã mais amada, na esperança de que ela sentisse o amor familiar e não se deixasse enganar por palavras doces vindas de estranhos.
— Eu também gosto muito da Qinghui — disse Jisheng, contrariado, sob o olhar vigilante de Dongshu.
Quando Dongshu dizia que a amava, Qinghui respondia alegre e docemente que também amava a irmã. Mas, ao ouvir a mesma frase de Jisheng, Qinghui desconfiava de algum plano oculto. Dongshu lançou um olhar severo a Jisheng, que, forçando a coragem, dirigiu a Qinghui um sorriso sincero. Após observar bem, Qinghui não detectou nada de errado e assentiu:
— Então, vou fazer um esforço e gostar do irmão também.
Jisheng virou-se imediatamente, olhando para Dongshu com uma expressão de protesto: "Irmã!". Dongshu apenas pôde acariciar a mão de Jisheng sob a mesa, como um consolo.
Dongshu tinha muita experiência de vida; ouvira histórias de libertinos que enganavam meninas ingênuas com pequenos favores. Eles eram pobres, mas o amor que ela dedicava a Jisheng e Qinghui era incomparável. Em um fim de semana, Dongshu decidiu levá-los para passear:
— Vocês têm se esforçado muito ultimamente, o dinheiro na minha caixa está quase transbordando. Merecem uma recompensa. Além disso, como vocês compraram um vestido para mim da última vez, desta vez sou eu quem quer lhes dar um presente.
Jisheng queria dizer que comprar presentes para ela era o seu dever, e que o que ela fazia por eles era algo que jamais poderiam retribuir. Mas, diante da insistência de Dongshu, saíram juntos. Em uma loja de roupas, Dongshu encontrou algo próximo ao que Qinghui descrevera: rosa, com uma saia volumosa e tule, adornado com laços, embora não brilhasse. Era caro e pouco prático, sem ocasiões reais para ser usado, mas ao ver o brilho nos olhos de Qinghui, Dongshu cerrou os dentes e comprou a peça, para o choque da menina.
Jisheng era sensato e sempre colaborava com Dongshu na criação de Qinghui, mas sua sensatez não era motivo para ser negligenciado. Por isso, após o vestido, Dongshu comprou para ele uma caneta de valor equivalente. Ao oferecerem gravação na caneta, o vendedor perguntou o que deveria ser escrito. Dongshu perguntou a Jisheng:
— É a sua caneta, a escolha é sua.
Embora hesitante em gastar tanto, Jisheng aceitou com alegria ao ver que Dongshu já havia pago. Ele pensou um pouco e disse:
— Escreva "irmã".
Temendo que Qinghui ficasse triste, acrescentou:
— É porque a irmã comprou a caneta.
Qinghui compreendeu perfeitamente:
— Acho uma ótima ideia. Se o vestido pudesse ser bordado, eu também bordaria "irmã".
Dongshu sentiu o coração transbordar. De repente, percebeu que era profundamente amada; não sentia que se sacrificara demais, pois o que recebia era o mundo inteiro de duas crianças.
— Vamos gravar nossos nomes — sugeriu Dongshu por fim.
No final, Jisheng escolheu os caracteres para "Flor, Árvore e Grama". A árvore, no centro, era cercada pela flor e pela grama. O vestido extravagante não saiu muito do armário, mas Qinghui o vestia ocasionalmente em casa e em sessões de fotos, guardando-o com carinho. Embora o custo-benefício parecesse baixo, o brilho nos olhos de Qinghui ao abrir o armário tornava tudo valioso para Dongshu. A caneta foi guardada solenemente por Jisheng em seu estojo, envolta em um pano macio; ele a usava raramente, apenas nos momentos mais importantes, acreditando que ela lhe trazia sorte e força.
O estúdio fotográfico tornou-se um sucesso. As pessoas entravam pedindo fotos como as da "pequena modelo". Quando o movimento diminuiu, o fotógrafo retornou à academia de artes marciais para convidar Qinghui para um novo ensaio. Desta vez, sem que Jisheng precisasse pedir, ele prontamente ofereceu um pagamento maior. O fotógrafo tentara trabalhar com outras crianças, mas nenhuma tinha a vivacidade, o temperamento especial ou a capacidade de contar histórias através do olhar que Qinghui possuía. Ele estava decidido: queria apenas ela.
— Pode ser no sábado à tarde — respondeu Qinghui. — Tenho muita lição de casa pela manhã.
Sua calma era tal que Dongshu não precisou intervir, sentindo-se finalmente tranquila. No sábado, os três chegaram pontualmente ao estúdio, com Dongshu e Jisheng vigiando cada movimento da menina. Durante a sessão, Qinghui foi ganhando confiança e já não precisava do incentivo da irmã. Dongshu e Jisheng, assistindo, viram na televisão um programa sobre pesquisas médicas e próteses.
Jisheng fixou o olhar na tela. Um homem exibia uma prótese mecânica prateada e brilhante. Após vesti-la e cobri-la com a calça, ele se levantou e caminhou com firmeza, quase como qualquer pessoa. Dongshu viu o desejo profundo nos olhos de Jisheng — o desejo de caminhar ao lado da irmã, de correr com ela no pátio. Mas, ao ouvir a explicação sobre a complexidade da neurociência envolvida e o custo exorbitante da tecnologia estrangeira, o olhar de Jisheng se apagou.
Dongshu, sentindo um aperto no coração, segurou a mão dele e sussurrou:
— Ainda estamos no ensino fundamental, temos muito tempo pela frente. Eu prometo que, um dia, trarei uma perna para você.
— Na verdade, eu nem quero tanto assim... — tentou explicar Jisheng, nervoso.
Dongshu balançou a cabeça:
— Mas eu quero muito te dar esse presente.
Ao ver o valor em dólares na tela, Dongshu sentiu o peso da responsabilidade, mas estava decidida a esforçar-se ao máximo para que, um dia, Jisheng pudesse caminhar ao lado delas, livre e radiante.
As fotos de Qinghui tornaram-na uma pequena celebridade local. Na vizinhança, todos sabiam dos três órfãos da academia: a menina linda e eloquente, o irmão prodígio que sempre tirava nota máxima e a irmã corajosa que já salvara vidas. Jisheng brilhava em competições escolares, e Dongshu destacava-se no atletismo, chegando a representar a escola em ligas municipais.
Qinghui, por outro lado, sentia-se um pouco ofuscada. Mas, em vez de se abater, ela se esforçou ainda mais. O sexto ano era sua última chance de entrar na primeira escola secundária e, se não conseguisse, não poderia estudar com os irmãos. Era um pensamento aterrorizante. Ela ignorava os olhares curiosos dos colegas que queriam ver a "menina das propagandas". Ela sabia que era bonita, mas isso não importava; seu objetivo era a escola.
No sexto ano, com Jisheng já no nono ano, o clima em casa ficou tenso. Jisheng estava tranquilo, pois, se mantivesse o primeiro lugar, seria dispensado do exame de admissão. Qinghui, contudo, estava em pânico. No dia da prova, Dongshu e Jisheng esperaram do lado de fora. Quando Qinghui saiu, seu rosto não era bom.
— Acho que... acho que não fui bem.
Pela primeira vez, a sempre alegre Qinghui mostrou sua fragilidade. Ela sentia que tinha falhado com os irmãos. Jisheng, raramente crítico, apenas segurou sua mão:
— Vamos comer.
Durante a refeição, ao constatarem que a entrada na escola era incerta, Dongshu preocupou-se com o ambiente da segunda opção de ensino. Jisheng, após pensar um pouco, pousou os talheres:
— Irmã, vamos conversar com a escola. Vocês se lembram de Cen Yuhong? Aquele que me bateu? Ele entrou na primeira escola sem nem fazer o exame de admissão, assim como outros alunos com notas baixas.
Ele continuou com naturalidade:
— A escola deve ter vagas de reserva. Acho que talvez possamos tentar conseguir uma.