Capítulo 131: Irmãos Pobres, uma Família Bondosa
O rapaz encolheu-se, apertando um pouco mais o surrado casaco de algodão que vestia. O frio das profundezas da montanha, logo ao amanhecer, era cortante, e a peça de pano pouco fazia para aquecê-lo. Contudo, ele não tinha escolha; precisava entrar na mata bem cedo, pois já não restava comida em casa.
Ele retirou do peito um pedaço de ração seca e endurecida, agachou-se para umedecê-la na água do riacho e, com esforço, engoliu-a. Sentindo coceira na cabeça, coçou-a e sentiu os fios emaranhados e endurecidos; molhou as mãos e esfregou o cabelo, o que o deixou com um aspecto um pouco mais apresentável. Aquele riacho era um ponto de passagem para quem entrava na montanha; a água era límpida, e Lu Chen, sempre que passava por ali, aproveitava para beber e se refrescar.
Após terminar a refeição, ele se pôs de pé e continuou a caminhada. Enquanto agachado, nada parecia estranho, mas ao levantar-se e dar alguns passos, notava-se claramente sua dificuldade: ele era coxo. A perna não nascera assim. Quando criança, irrequieto, subiu em árvores para pegar ovos de pássaros e acabou caindo, quebrando a perna. A família era pobre e não tinha dinheiro para o tratamento, restando ao pai apenas fixar dois pedaços de madeira como tala. O osso cicatrizou sem ter sido realinhado, e assim ele se tornou coxo.
Ele procurava atentamente por vegetais silvestres adequados, que não fossem amargos. Quanto a caçar faisões ou coelhos, ele não nutria esperanças; sua perna não era rápida o suficiente.
— Cogumelos! — exclamou o rapaz, colhendo o fruto de seu esforço.
Na verdade, viver nas montanhas, embora difícil, garantia a sobrevivência, desde que não houvesse desastres naturais ou infortúnios causados pelo homem. Ele estava imerso na alegria da colheita quando, de repente, ouviu um grande movimento à frente.
Perigo! Era algo grande!
A primeira reação do rapaz foi fugir; a segunda, deitar-se e fingir-se de morto, na esperança de escapar com vida. Ele prendeu a respiração, decidindo que, não importava o que aquela coisa fizesse, ele permaneceria imóvel.
Jiang Yuanjin afastou os arbustos e, ao ver o jovem deitado no chão fingindo-se de morto, sentiu vontade de rir. Era um garotinho esperto. Como parte de seu cultivo espiritual e jornada pelo mundo, Jiang Yuanjin optara por viajar a pé. A cidade de Lingfeng era cercada por montanhas; se não usasse veículos, teria que percorrer esses vales. Beber água de riacho quando estava com sede e colher frutas silvestres quando sentia fome, embora não fosse tão confortável quanto a Residência Número Oito, tinha seu próprio encanto singular. Aquele menino era a primeira pessoa que ele via em dois dias; o lugar era, de fato, muito isolado.
O rapaz, contendo o tremor interno, ainda prendia a respiração quando, de repente, ouviu um ganido. Um cão selvagem? Ele não conseguiu se conter e abriu um olho apenas uma fresta, encontrando dois olhos escuros como uvas — era, na verdade, um adorável cachorrinho preto.
— Por que está deitado no chão? Vamos, levante-se — disse uma voz clara e gentil ao seu lado.
O rapaz olhou para cima e finalmente viu o estranho. O sol da manhã já subia, filtrando-se pelas densas folhas e criando manchas de luz na floresta. O menino, deitado, observou a silhueta contra a luz, com um rosto de traços definidos que exibia um sorriso suave. Envergonhado por ter confundido a pessoa com um animal selvagem, ele sacudiu o corpo e levantou-se com dificuldade.
— Não é nada, só escorreguei sem querer. Para onde você vai? — perguntou o rapaz, curioso. Era raro encontrar forasteiros naquele fim de mundo.
Jiang Yuanjin estendeu a mão para ajudar o rapaz a se levantar e respondeu, sorrindo:
— Sou um monge errante, viajando pelo mundo!
— Entendo... — O rapaz olhou para os vegetais e cogumelos em sua cesta e, após hesitar um pouco, disse: — Se não se importar, venha beber uma água em minha casa...
Ao notar o casaco de algodão verde surrado e o nariz vermelho de frio, Jiang Yuanjin hesitou por um momento, antes de abrir um sorriso caloroso:
— Tudo bem...
— Como se chama? — perguntou Jiang Yuanjin, pegando o cãozinho no colo.
— Meu nome é Wu Rong — respondeu o rapaz, com um sorriso límpido e sincero.
Jiang Yuanjin assentiu, sorrindo:
— Eu sou Jiang Yuanjin. Xiao Rong... então, muito obrigado!
— Não há de quê. Não há muitas casas por aqui... se passar a noite na montanha, vai acabar com fome e frio! — respondeu Wu Rong. Foi exatamente por isso que ele convidou aquele irmão para descansar em sua casa.
Os dois conversavam enquanto caminhavam. Após cerca de meia hora, a silhueta da pequena aldeia montanhosa surgiu diante de Jiang Yuanjin. Estradas de cascalho cinzento, canos enferrujados expostos, bancadas de lavagem feitas de tijolos brancos e cimento, casas de estrutura de madeira cobertas de lama e cinza, telhas pretas cozidas de barro e árvores secas, despidas de folhas... A aldeia exalava uma atmosfera antiga e atrasada.
Ao ver aquela cena, Jiang Yuanjin franziu a testa. Não pela ruína do vilarejo, mas porque a aura maligna ali era excepcionalmente densa, envolvendo quase toda a aldeia. Os olhares dos aldeões ao verem Jiang Yuanjin eram de extrema vigilância e distanciamento; era algo que ia muito além de uma simples falta de hospitalidade.
— Rong, como você ousa trazer um estranho para a montanha! O Deus da Montanha ficará furioso! — bradou um velho de setenta ou oitenta anos, bloqueando o caminho.
Wu Rong encolheu o pescoço, claramente temendo o ancião, mas ainda assim reuniu coragem para dizer:
— Ele se perdeu na montanha... logo ele irá embora!
O velho soltou um bufo frio:
— Mande-o embora logo! Se o Deus da Montanha se enfurecer, ninguém terá paz!
Wu Rong assentiu e trocou um olhar com Jiang Yuanjin. Jiang Yuanjin apressou o passo, pensativo... Aquele "Deus da Montanha"... talvez fosse a raiz do problema.
Wu Rong caminhou apressado até chegar à porta de sua casa. Não era muito diferente das outras, uma construção velha de madeira, talvez apenas um pouco mais precária.
— Xiao Rong, quem é esse que você trouxe... — perguntou um vizinho de meia-idade, com um tom frio.
— Tio, é alguém que encontrei no caminho, veio pedir um pouco de água — explicou Wu Rong, com um sorriso conciliador.
— Bondade inútil! Mal consegue alimentar a si mesmo e ainda se preocupa com os outros! — o homem resmungou e entrou em casa.
Wu Rong explicou com um sorriso sem jeito:
— É meu tio. Ele tem a língua afiada, mas tem um bom coração. Se não fosse por sua ajuda ao longo desses anos, eu e minha irmã já teríamos morrido de fome!
Jiang Yuanjin assentiu. Frieza à parte, a atitude daquele homem era muito melhor do que a dos outros aldeões que encontrara.
— Irmã, cheguei! — gritou Wu Rong ao abrir a porta.
— Já vou! O que você colheu? — uma voz clara e melodiosa respondeu do interior.
Logo em seguida, uma menina magra e de pele escura saiu de dentro. Ela vestia um casaco grande, de tecido cinzento, nostálgico e largo demais, claramente uma peça que fora do pai. Sob o casaco, via-se um suéter de lã vermelho, uma calça jeans desbotada e, nos pés, chinelos de plástico azuis baratos, um deles com o calcanhar quebrado. A menina não era bonita; tinha olhos pequenos, uma boca um pouco grande que se abria num sorriso, e lábios inferiores levemente grossos, mas seu sorriso era límpido e contagiante.
— Ué, quem é ele? — perguntou a menina, com a voz rápida e decidida.
— Encontrei na montanha, convidei-o para comer algo quente — respondeu Wu Rong, largando a cesta cheia de vegetais.
— Comer... — A menina olhou para o irmão com uma ponta de repreensão. Eles sabiam bem como era a situação da casa; não restava comida para oferecer a hóspedes. Ainda assim, após um momento de reflexão, ela decidiu: — Vá pedir um pouco de arroz ao tio. Vou preparar dois pratos de vegetais para vocês.
Embora não tivessem quase nada para oferecer, a menina o recebeu, afinal, era um convidado. "Depois que ele for embora, vou dar uma lição no meu irmão!", pensou ela, cerrando os dentes. O pensamento de gastar o pouco que tinham a deixava angustiada. Eram itens que eles mesmos não tinham coragem de comer, e agora teriam de ser sacrificados. Além disso, já deviam muito ao tio; aquilo seria mais uma conta para pagar.
Wu Rong coçou a cabeça e caminhou em direção à casa do tio; certamente, receberia mais uma bronca daquelas! O tempo ainda estava frio, mas Jiang Yuanjin, ao observar a bondade e a hospitalidade daqueles irmãos, sentiu um calor reconfortante no peito.